Encerrado mais um ciclo de colações de grau da Uece

21 de julho de 2015 - 16:10

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou nesta sexta-feira, 17 de julho, no Auditório Central, no Campus do Itaperi, colação de grau para 70 concludentes. “Essa colação encerra um ciclo de uma série de colações. (…) Estamos hoje concluindo, nesta cerimônia, em julho de 2015, o semestre letivo de 2014.2”, explicou o reitor Jackson Sampaio.

alt

Os formandos eram dos cursos de Ciências da Computação, Matemática, Química, Física, Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Educação Física, Filosofia, História, Ciências Sociais, Letras Português Inglês, Letras Português, Letras Inglês, Letras Francês, Letras Espanhol, Pedagogia, Serviço Social, Ciências Contábeis e Administração.

alt

Entre os 70 concludentes estava Nirlene Barbosa de Mesquita. A formanda em Pedagogia é também servidora técnico-administrativa da Uece, lotada na Procuradoria Jurídica (Projur), na Reitoria.

alt

Nirlene ingressou na Uece em 2009 apenas como estudante. Conseguiu uma bolsa do Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU), da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae). Logo começou a trabalhar na secretaria dos Órgãos Colegiados e, posteriormente, na Projur, onde conseguiu espaço e a vaga para o emprego.

Para falar por Nirlene e por todos os outros concludentes, o escolhido foi Bruno de Paula Lima, do curso de Ciências da Computação, que entrou na Universidade com apenas 16 anos. Hoje, aos 24, com o rosto ainda de menino, formado e casado, Bruno reconhece o valor da Universidade em sua vida.

alt

“A maior coisa que aprendi, e acho que falo pela maioria aqui, é que só passamos por cada fase da nossa vida uma vez. Temos que encontrar o equilíbrio entre o trabalho ou estudo, seja lá o que for, e a diversão. Uma pessoa equilibrada é alguém que sabe um pouco sobre cada assunto, mesmo que não tenha profundo conhecimento disso. Por isso estivemos numa universidade e fomos apresentados aos mais diversos campos do conhecimento humano. É algo que levaremos para a vida toda”, disse o orador discente.

alt

O professor vinculado ao Colegiado de Geografia da Uece, Otávio José Lemos Costa, representando o corpo docente, falou aos formandos sobre algo importante que deverão levar nessa nova fase: “Diante da responsabilidade de uma nova profissão, é necessário que estejam convictos, de que todas as experiências podem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado, no entanto, o exercer profissional deve ser acompanhado de elementos fundamentais como a ética, a presteza, a solicitude, a compreensão e a competência profissional (…). Desejo a todos vocês, nesta nova etapa que se inicia, um fazer Ciência com Consciência”.

alt

O momento mais esperado do evento foi iniciado pelo concludente do curso de Geografia, Leonardo Sousa de Oliveira, que leu o juramento, seguido da outorga de grau conferida pelo reitor Jackson Sampaio.

alt

Para encerrar a solenidade, o reitor da Uece convidou os concludentes a fazerem um acordo: “Um acordo de respeitar a vida profissional de vocês, o percurso que esta Universidade lhes ofereceu. O acordo de tornarem dignos os investimentos públicos que foram feitos nas suas formações. Vocês, na vida futura profissional, tem, ao mesmo tempo, que se orgulhar da Universidade Estadual do Ceará tanto quanto a Uece precisa se orgulhar daquilo que vocês fizeram, daquilo que ela ajudou a plantar, que ela ajudou a semear. (…) orgulhem-se do período que estiveram conosco”, finaliza o reitor.