Encerrada XXI Semana Universitária da Uece

11 de novembro de 2016 - 20:47

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na manhã desta sexta-feira (11), cerimônia de encerramento da 21ª edição de seu maior evento científico e cultural, a Semana Universitária, ocorrida no período de 7 a 11 de novembro, com o tema “Ciência e Ética: um diálogo possível”.

A solenidade consistiu de conferência sobre “Ética em Ciências Humanas e Ética em Experimentação Animal”, de premiação dos melhores trabalhos da Semana e de apresentação da Orquestra Sinfônica da Uece (Osuece).

alt

O reitor Jackson Sampaio presidiu a mesa da solenidade ao lado dos conferencistas e professores da Uece, Claudiana Nogueira Alencar e Isaac Neto Goes da Silva. “É complexa a discussão da ética e absolutamente necessária para o futuro do nosso processo civilizatório”. Jackson Sampaio falou ainda que as questões relacionadas a ética é que orientam a produção de todo o conjunto posterior de regras, técnicas, normas, práticas, comportamentos aplicados e por isso devem sempre ser debatidas.

alt

Para Claudiana Alencar é fundamental a aproximação do pesquisador com o campo. “Esse é o momento de interpretação. É nessa aproximação, de forma lenta, que será estabelecida a confiança entre pesquisador e pesquisado”. Contudo, a docente enfatiza também a importância da divulgação responsável. “É ainda mais importante essa divulgação do que o envolvimento do pesquisador com o campo em si”.

alt

De acordo com Isaac Neto Goes, mudanças internas são necessárias desde a infância. “As mudanças começam ainda no pré-escolar, quando você começa a doutrinar ou ensinar às suas crianças alguns valores tão discutidos nos princípios éticos, e termina nas universidades com a formação e a concretização dos futuros profissionais, das futuras mentes formadoras que, a partir de então, dissiparão essas ideias que vocês defenderam”.

alt

Após a conferência alunos e professores autores dos melhores trabalhos apresentados durante a XXI Semana Universitária foram premiados com certificados de menção honrosa. Concorreram às premiações os inscritos nos seguintes eventos: XXV Encontro de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq); I Encontro de Estágio Supervisionado, I Concurso de Monografias de Graduação, XX Encontro de Monitoria Acadêmica (Promac), VII Encontro de Iniciação à Docência (Pibid), realizados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); V Encontro de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); e V Encontro do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária (PBEPU), da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae).

alt

A coordenadora geral da Semana Universitária, professora e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Silva Araújo, agradeceu a todos os professores, servidores e alunos envolvidos no evento, além da participação de convidados,  parceiros e comunidade.

alt

Para finalizar a cerimônia a plateia foi presenteada pela Osuece com músicas temas de filmes, como Indiana Jones e Guerra nas Estrelas, sob a regência do maestro e professor Alfredo Barros.

alt

Esteve também presente o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares; os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; e de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva; a representante do pró-reitor de Políticas Estudantis, Leila Maria Passos de Souza Bezerra; e o decano dos diretores, professor Luciano Moura Cavalcante.

alt

O álbum completo da XXI Semana Universitária estará, em breve, disponível no Facebook oficial da Uece.