Encerrada 20ª edição da Semana Universitária da Uece

16 de novembro de 2015 - 12:16

Foi finalizada, na manhã de sexta-feira, 13, a 20ª edição do maior evento científico e cultural da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foram 10 eventos reunidos em um só, tonando a Semana Universitária (SU) um momento de grandes acontecimentos. Em 2015 houve ainda um fator a mais a ser considerado: o jubileu de 40 anos de fundação da Uece e os 20 anos de realização da SU.

Para realizar a conferência final do evento foi convidado o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, que discorreu o tema “A Uece, as universidades estaduais do Ceará e a importância dessas instituições para o desenvolvimento do Estado”.

alt

O secretário iniciou sua fala parabenizando o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, pelo trabalho desenvolvido. “O momento é de expansão, mas também de restrição (…) manter um espaço público como esse é difícil”, diz Inácio Arruda.

Sobre a importância da Uece e do evento para o desenvolvimento da sociedade, o secretário enfatiza que “a Semana Universitária é também um momento de responsabilidade com o mundo, não é apenas com a nossa universidade, não é apenas com a nossa profissão, com a nossa carreira. O resultado de uma pesquisa científica pode mudar a vida de milhões de pessoas no mundo. E nós estamos fazendo isso aqui dentro da universidade”.

alt

Mesmo diante de dificuldades e das limitações enfrentadas, em especial diante da crise que hoje assola o país, o secretário mostra resultados positivos. “Temos avançado bastante. Podemos imaginar as batalhas que já passamos e enxergar aonde já chegamos”. Dentre as vitórias alcançadas, ao mencionar o plano completo de cargos e carreiras dos servidores técnico-administrativos da Funece, que está em fase final, Inácio foi aplaudido pelo público.

alt

A cerimônia seguiu com a entrega dos certificados de premiação aos melhores trabalhos apresentados durante a XX SU, no III Encontro de Iniciação Científica, IV Concurso de Monografias de Especialização, XIX Encontro do Promac, VI Encontro do Pibid, XVII Encontro de Educação Tutorial (Pet/Mec) e V Encontro de Extensão.

alt

O coordenador geral da XX Semana Universitária e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, agradeceu a todos os envolvidos no evento. “Eu queria primeiro agradecer à Reitoria, na pessoa do professor Jackson, em especial, pela realização da Semana Universitária nesse ano de muita dificuldade. Agradeço a todos os professores, estudantes, a comissão organizadora e a todos os voluntários.”

alt

Em espetáculo a parte, sob regência dos maestros Alfredo Barros e Potty Fontenele, a Orquestra Sinfônica da Uece (OSUECE), ao lado do Coral Vozes do Outono, que teve sua origem na Uece, e da turma da disciplina “Canto Coral”, do curso de Música da Uece, fecharam a solenidade de encerramento da XX SU com os números: Meddley Natalino, que de acordo com Potty, “é uma prévia do grande concerto que acontecerá no dia 4 de dezembro; Va, pensiero, também conhecido como o Coro dos Escravos Hebreus; e o Hino Nacional.

alt

Estiveram também presentes no evento a chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Sales, as pró-reitoras de Graduação, Marcília Chagas Barreto, de Extensão, Claudiana Alencar, os diretores dos Centros de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Vladimir Spinelli, de Ciências e Saúde, Glaucia Posso Lima, e a Procuradora Educacional Institucional, Fátima Leitão.