Empresário Deusmar Queirós recebe homenagem da UECE

18 de abril de 2012 - 19:27 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza neste sábado (21/04) homenagem ao grande empreendedor Francisco Deusmar de Queirós, Patrono Benemérito do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, em Pacoti, a 95 km de Fortaleza. A solenidade no campus serrano tem inicio às 10h, com a presença do Reitor Assis Araripe, que preside o evento.

A Fundação Educacional Deusmar Queirós, a partir da cessão desse Espaço, onde originalmente funcionou o Colégio dos Padres Salvatorianos, procurou, desde então, apoiar a UECE no desenvolvimento de atividades que buscassem a sustentabilidade da região do Maciço.

O imóvel, com 700 metros quadrados de área coberta, adquirido pela Fundação Deusmar Queirós, está encravado numa área de 4,3 hectares e hoje sedia o Campus Experimental de Educação e Ecologia da UECE, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Reestruturado em fevereiro de 2010, o Campus é uma importante iniciativa da atual administração da Uece, voltada para o desenvolvimento das comunidades dos 13 municípios que formam a região do Maciço de Baturité. Desde então, a gestão do campus e seus propósitos foram retomados com uma maior institucionalidade das ações e envolvimento de um número representativo de parceiros, de forma a assegurar um trabalho realmente vocacionado para o meio-ambiente e que buscasse atender às demandas dos distintos segmentos populacionais e setores dessa importante região cearense.

Em 20 de março de 2012 foi assinado, pela Fundação Educacional Deusmar Queirós, um Termo de Comodato com vigência de 20 anos, com o objetivo de apoiar à UECE “no estabelecimento de programas de cooperação técnico-científico, desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, viabilizando o acesso e o uso à infraestrutura disponível, promover o intercâmbio de pessoal docente, técnico e de estudantes e atender a programas e projetos de interesse social”.

Essa reestruturação e institucionalização do espaço propiciaram a integração necessária da Extensão com a Pesquisa e Ensino, através dos diversos laboratórios e atividades desenvolvidas, assegurando um trabalho sedimentado e balizado na região do Maciço de Baturité.