Empossados os 108 novos conselheiros do CONSU e CEPE

20 de julho de 2010 - 15:53 #

Os novos membros do Conselho Universitário (CONSU) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), órgãos colegiados da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foram empossados na tarde da última sexta-feira (16/07), para um período de dois anos, em solenidade presidida pelo Reitor Francisco de Assis Moura Araripe. O evento aconteceu no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi. O representante do CONSU, professor João Rameres Regis, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em seu discurso, destacou a dimensão da importância que os órgãos colegiados representam numa Instituição de Ensino Superior.

João Rameres falou de sentimento para expressar compromisso, identificação com a universidade e disse o motivo: “entendemos serem subjetivos os laços que nos prendem a uma instituição, mais do que isto a uma comunidade. Ela representa, em certa medida, a nossa casa, a nossa família, que queremos arrumada, que pretendemos coesa, sem menosprezarmos as diversidades e as divergências. A identidade não se constrói de uma hora para outra, requer tempo, requer maturidade, requer sobretudo processos interacionais. Fortalecer a identidade de um grupo é prepará-lo para a sociedade, para a comunidade”.

Em seguida foi a vez do representante do CEPE, Eliseu Marlônio Pereira de Lucena, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), falar, quando expressou o seu contentamento em ser escolhido pelos seus colegas de CEPE para representá-los. Frisou que como conselheiro do CEPE tem observado que “analogicamente, a UECE parece um canteiro de obras nos últimos dois anos, pois neste período foram produzidos muitos documentos esclarecedores e reguladores de procedimentos da vida acadêmica”. Professor Marlônio desejou aos colegas conselheiros bastante empenho ao longo dos próximos dois anos para a reconstrução desta Universidade.

O Reitor e presidente dos órgãos colegiados, professor Assis Araripe, ao fazer o discurso de encerramento da solenidade falou: “estamos reconstruindo a nossa Universidade”. Para tanto, destaca Araripe, não se deve desprezar as diversidades, pois são essas diversidades que constroem a universidade e arremata: “não se faz uma universidade sem discussão”. Após parabenizar e dar boas vindas aos novos integrantes do CONSU e CEPE, o Reitor disse: “superamos muito, além do que exige a LDB”. Falou também da importância dos dois Conselhos, como órgãos para comandar o destino da Instituição.

O professor Araripe enfatizou que a universidade está numa fase dinâmica, de conquistas e de muito trabalho. Ao falar de conquistas lembrou que são conquistas mesmo, pois tem por princípio não tomar nenhuma decisão ad referendum. Ainda assim, afirmou que a dinâmica da universidade tem sido tamanha que mesmo contra a sua vontade já foi preciso agir para poder suprir carências imediatas.

Além dos novos integrantes do CONSU e CEPE, a solenidade de posse contou com a presença do Vice-Reitor, Prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, dos Pró-Reitores de Pós-Graudação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Extensão, Profa. Celina, de Graduação, Lineuda Murta, de Planejamento, Vladimir Spinelli, a professora Edna Holanda Cardoso, representando a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, Secretária dos Órgãos Colegiados, Liana Rabelo, professores, servidores e estudantes.

Os dois Conselhos contam com 108 membros, sendo 50 conselheiros do CEPE (25 titulares e 25 suplentes), e 58 do CONSU (29 titulares e 29 suplentes). O período de dois anos dos conselheiros que acabam de assumir, passou a ser computado a partir da data da posse. A eleição dos atuais membros do CONSU e CEPE foi realizada no dia 26 de maio último. Participa do CONSU, como conselheiro, professor, servidor técnico e discente, enquanto que o CEPE é integrado por professor e aluno, cujos representantes são divididos em categoria.

Segundo a Secretária dos Órgãos Colegiados da UECE, Liana Rabelo, as competências de cada Conselho estão no Regimento Geral da Universidade. As informações sobre os procedimentos do CEPE podem ser encontradas no Art. 10, enquanto que no Art. 4° constam as orientações do CONSU.

Contato: Secretária dos Órgãos Colegiados da UECE, Liana Rabelo – 3101-9608