Empossados na Uece membros da nova Câmara de Inovação Tecnológica

1 de junho de 2017 - 17:49

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no último dia 26 de maio, solenidade de posse dos membros da Câmara de Inovação Tecnológica. O evento aconteceu na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no Campus Itaperi.

alt

“Temos agora que começar a estruturar o terceiro salto da Uece, que é o salto da pesquisa aplicada, do desenvolvimento, da inovação tecnológica”, ressalta o reitor Jackson Sampaio ao lembrar que, ao longo dos 42 anos da Universidade, os dois primeiros saltos foram da consolidação da graduação e da pós-graduação e pesquisa básica.

alt

De acordo com o coordenador do Parque Tecnológico (TECPARQUE) da Uece e presidente da nova Câmara de Inovação Tecnológica, professor Plácido Aderaldo Castelo Neto, “a Câmara será um ambiente institucionalizado de convergência das ações de inovação e tecnologia, criada como proposta de dinamizar e de sistematizar essas ações na Universidade”.

alt

Os membros permanecerão nos cargos até maio de 2020 e são pertencentes ao TECPARQUE, ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), à Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (INCUBAUECE), às Pró-Reitorias de Planejamento (PROPLAN) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), à Faculdade de Veterinária (FAVET), ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), e às unidades que representarão os campi da Uece no interior, o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

alt

O presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sampaio Filho, esteve na solenidade e falou da importância da Câmara da Uece. “Somos todos responsáveis por trazer essa inovação (…). É necessário estreitar o relacionamento do setor produtivo com a academia”.

alt

Na ocasião, foi lançado o projeto “Inove com o Reitor”, apresentado pelo pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza. Trata-se de um canal de comunicação direta com o reitor da Uece, que possibilitará que a comunidade acadêmica possa contribuir com o modelo de gestão por meio do envio de propostas de projetos inovadores.

alt

Estiveram também presentes na solenidade o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares; o reitor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; o secretário adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Francisco Carvalho de Arruda Coelho, representando o secretário Inácio Arruda; e o diretor do Instituto Tecnológico do Cariri, Jeferson Marinho, representando o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo.

alt

Membros da Câmara empossados na solenidade:

Plácido Aderaldo Castelo Neto (TECPARQUE) – Presidente
Samuel Façanha Câmara (NIT) – Titular