Empossados na Uece mais de 100 novos servidores técnico-administrativos

4 de janeiro de 2018 - 16:12

Os empossados foram selecionados por meio do 1º concurso público para servidores técnico-administrativos da Funece

Aconteceu nesta quarta-feira, 3 de janeiro de 2018, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, a solenidade de posse dos novos servidores técnico-administrativos da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), presidida pelo reitor da Uece e presidente da Funece, professor José Jackson Coelho Sampaio.

alt

Foram empossados 102 dos aprovados no primeiro concurso público para servidores técnico-administrativos do sistema Funece/Uece, ocorrido em fevereiro de 2017, com a oferta de 135 vagas. Eles foram nomeados pelo governador Camilo Santana no último dia 6 de dezembro.

alt

Para a cerimônia de posse, os concursados foram recepcionados pelos primeiros servidores da Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), antecessora da Funece, Liana Rabelo de Castro Andrade e José de Freitas Barbosa Filho, e pelo Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará (SINSESC) que, ao final da cerimônia, acolheu os empossados com distribuição de flores.

alt

De acordo com o reitor Jackson Sampaio, a realização desse primeiro concurso, aos 42 anos da Uece, foi uma conquista da Administração Superior e das comunidades das três  universidades estaduais cearenses, e do SINSESC. “Temos uma luta de quatro anos para que esta cerimônia acontecesse. (…) Estamos todos felizes por compartilhar com vocês esse momento inaugural, e dessa forma acadêmica, com posse, seguida de formação com 52 horas de carga horária”.

alt

Os novos servidores participarão do curso “Iniciação ao Serviço Público na Funece”, no período de 4 a 12 de janeiro, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizado em parceria com a Funece/Uece e a Escola de Gestão Pública (EGP).

alt

“Vocês vão entrar na Funece e na Uece mapeando a estrutura na qual irão atuar, conhecendo as tarefas necessárias para o exercício do trabalho de vocês, com consciência dos benefícios e das obrigações, das vantagens e das carências. Por exemplo, nos últimos 20 anos, perdemos 670 servidores, por aposentadoria, falecimento e exoneração e fomos autorizados a repor as 135 perdas ocorridas no período 2007/2014. Mas vamos construir juntos as regras necessárias ao funcionamento do novo PCCV e a luta por novos concursos públicos”, completa o reitor.

Jackson Sampaio destacou ainda que os novos servidores atuarão sob um novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, outra grande vitória. “Essa foi uma luta de, aproximadamente, dez anos, que nos lega, agora, um Plano moderno, pleno e concebido segundo lógica acadêmica, isto é, um Plano realmente digno de servidores de universidade pública”.

alt

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, presente na cerimônia, ressaltou: “Essa é uma tarde histórica. Depois de mais de 42 anos, nós estamos dando posse aos primeiros concursados da Universidade Estadual do Ceará. (…) Em meio a toda a crise que hoje enfrentamos, nós nos sentimos também honrados de participar desta solenidade, em meu nome e em nome do governador Camilo Santana. (…) Sejam bem-vindos para apoiar o desenvolvimento humano do estado do Ceará, por meio do fortalecimento de sua Educação Superior”.

Para os empossados, é grande a expectativa de trabalhar na melhor universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiros. “Eu pretendo passar muito tempo aqui e procurar também fazer uma pós-graduação, sempre buscando exercer minha função da melhor maneira possível e, com isso, contribuir com o crescimento da Universidade”, disse Thiago Pereira da Silva.

Rodrigo Fernandes Freitas conta que esse é “um sonho realizado. Agora, como servidor público, espero poder contribuir bastante não apenas com o crescimento da universidade, mas também com a melhoria do serviço público em geral”.

alt

Os 102 novos servidores deverão se apresentar aos seus locais de trabalho a partir de 15 de janeiro de 2018. Eles serão distribuídos nos campi da Uece no interior e na capital. A Uece receberá ainda 33 aprovados no concurso, convocados dentro dos prazos previstos em lei, pois alguns solicitaram prorrogação de prazo para a posse e outros desistiram de assumir, o que leva à convocação dos classificados na ordem sequencial.

alt

Participaram também da mesa principal o vice-reitor da Uece e vice-presidente da Funece, Hidelbrando Soares; o chefe de Gabinete, Edmar Pereira Neto; o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales; o assessor da Pró-Reitoria de Planejamento, Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães, representado o pró-reitor Fernando Antônio dos Santos; e a diretora do Departamento de Pessoal, Rosangela Araujo da Silva.

Estiveram também presentes na solenidade o ex-reitor da Uece, Francisco de Assis Moura Araripe; os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Araújo; de Extensão, Fernando Roberto Silva; de Graduação (em exercício), Cristiane Maria Sampaio Forte; além de diretores de Centros e Faculdades, coordenadores de cursos, professores, amigos e familiares dos empossados.