Empossados 60 Novos Professores Efetivos na UECE

2 de julho de 2013 - 21:12 #

Em clima de festa e cerimônia bastante concorrida, os 60 novos professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tomaram posse na última segunda-feira (01/07), em solenidade presidida pelo Reitor, Jackson Sampaio, às 10h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. Os novos docentes estão lotados nos Centros e Faculdades, e vão atender a uma demanda emergencial de todos os Cursos de Graduação distribuídos entre os campi da UECE, na capital e no interior do Estado.

Em seu discurso, o Reitor Jackson Sampaio, enfatizou “estamos aqui recebendo 60 novos colegas, que lograram êxito em certame que teve 947 candidatos para 76 vagas, resultado de Edital publicado em setembro de 2012. Há seis anos esta casa não fazia concurso e o fez, agora, após autorização do Governador do Estado, para repor as perdas por exoneração e falecimento. Das 76 vagas oferecidas, três não tiveram candidatos aprovados e 13 ainda pendem de problemas administrativos ou jurídicos. Estamos preparando, agora, outro concurso, para 163 vagas, visando suprir perdas por aposentadoria.”

Em Fortaleza, os novos professores foram lotados aos Centros de Humanidades (CH), de Ciências da Saúde (CCS), de Estudos Sociais Aplicados (CESA), de Ciências e Tecnologia (CCT), de Educação (CED) e à Faculdade de Veterinária (FAVET).

No Interior do Estado, os novos professores foram lotados na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá; Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e no Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC), em Tauá.

A cerimônia durou duas horas, com seu início marcado por belíssima apresentação musical do Grupo de Flautas, regido pelo Maestro Heriberto Porto, professor do Curso de Música da UECE. Em seguida houve a entrega solene, individual, de um envelope com boton oficial da instituição, um exemplar periódico UECE em Números e um CD com todas as normas, que envolvem o exercício do magistério superior da universidade. Por fim, fizeram uso da palavra o professor Luiz Fernando Mahlmann Heineck recém empossado, do curso de Administração do CESA e o Reitor, que declarou sua emoção em iniciar a recuperação da capacidade intelectual produtiva da UECE, a 8ª entre as 38 universidades públicas estaduais existentes no Brasil.

Além do Reitor, Jackson Sampaio e do Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, estavam ainda presentes na solenidade, o ex-reitor Manassés Claudino Fonteles, os Pró-Reitores de Graduação, Marcília Chagas Barreto, de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, de Extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, de Políticas Estudantis, Antonio de Pádua Santiago de Freitas, Diretores de Centros e Faculdades, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, alunos, servidores, familiares e amigos dos novos docentes.