Em versão virtual, Semana Zé Maria do Tomé celebra luta pela justiça social no campo

19 de abril de 2021 - 11:00 # #

Em sua décima edição, a Semana Zé Maria do Tomé, que conta com o apoio da FAFIDAM/UECE, acontecerá este ano de forma remota entre os dias 19 a 23 de abril. Com o tema “Zé Maria do Tomé Vive! A luta continua e a r-existência se faz vida!”, movimentos sociais e comunidades da Chapada do Apodi reafirmam o enfrentamento aos agrotóxicos e cobram justiça pelo assassinato do líder comunitário Zé Maria do Tomé, ocorrido há 11 anos. A programação é uma oportunidade para visibilizar também os impactos provocados pelo avanço do agronegócio na região.

A semana tem abertura hoje (19) às 19:00 com a roda de conversa Zé Maria do Tomé vive! A luta continua e a r-existência se faz vida!, que contará com a participação do reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, e terá transmissão simultânea pelos canais UeceOficial e FAFIDAM UECE no youtube.

Durante a programação da semana, será possível acompanhar diferentes rodas de conversa que irão abordar temas como conflitos ambientais, educação popular e utilização de agrotóxicos. Entre os convidados, a Semana receberá nomes importantes nacionalmente em pautas ligadas à saúde e ao meio ambiente, como as professoras da UECE Lia Pinheiro, Liana Leitão, Sandra Gadelha e Camila Dutra, além do deputado estadual Renato Roseno, Raquel Rigotto, Boaventura de Sousa Santos, Michael Lowy, Larissa Bombardi, dentre outros. Ainda, contará com a participação de representantes do Movimento Sem Terra (MST), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Território Quilombola do Cumbe (Aracati), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Acampamento Zé Maria do Tomé (Limoeiro do Norte), entre outros movimentos sociais.

Confira aqui programação na íntegra. Toda a programação da semana poderá ser acompanhada pelo canal FAFIDAM UECE no youtube.

* Com informações da Assessoria de Comunicação de Deputado Estadual Renato Roseno.