Em seu centenário, Dorival Caymmi será homenageado pelo Curso de História da UECE

15 de setembro de 2014 - 12:51

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Dorival Caymmi, o Curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o grupo de extensão História em Movimento (HISMOV), com o apoio do LABOMAR, da Universidade Federal do Ceará (UFC), promovem um evento que homenageia o artista e, ao mesmo tempo, os pescadores artesanais – que lutam, como seus antepassados, por melhores condições de existência, contrariando os discursos de progresso que previam sua extinção.

O evento será realizado no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi, a partir das 18h, com conferência proferida pela professora da UECE Berenice Abreu, e autora do livro Jangadeiros – uma corajosa jornada de lutas no Estado Novo.

Dorival Caymmi é o único compositor brasileiro que compôs um conjunto de canções que tematizam o mar e os pescadores, dentre eles os jangadeiros. Em 1941, quando esteve em Fortaleza para a inauguração das “ondas curtas” da Rádio PRE-9, de João Dummar, o artista representou, na tela, o jangadeiro Chico para as lentes do cineasta Ruy Santos, em um curta-metragem ambientado na praia do Mucuripe, patrocinado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

Haverá também conferência ministrada por Miguel Sávio de Carvalho Braga, técnico do LABOMAR e autor da tese de doutoramento Embarcações a vela do litoral do estado do Ceará – Construção, Construtores, Navegação e Aspectos Pesqueiros, e ainda de Ricardo Ribeiro, mestre em artes pela UNESP e autor do livro Criações cênicas e atuação: com canções, poemas e histórias.

Será exibido o cinejornal “A jangada Voltou só”, de 1941, com Dorival Caymmi, e participação do Grupo Vocal Vozes do Mar, apresentando as canções praieiras de Dorival Caymmi.