Em parceria com a Uece, Secitece realiza projeto “Ciência na Praça”

9 de março de 2017 - 13:50

Durante toda a sexta-feira (10.03), cientistas estarão na Praça do Ferreira dividindo experiências com os fortalezenses, aproximando a população do conhecimento tecnológico

Oficina de robótica, laboratório móvel, mini-usina de reciclagem de coco verde, exposição de fósseis, competição de robô de sumô são algumas das experiências que serão apresentadas nesta sexta-feira (10/03), na Praça do Ferreira, durante a primeira edição do evento Ciência na Praça. Será um dia inteiro de contato lúdico, informal e direto com a ciência. Exemplos do dia a dia e vivências que aproximam a população do conhecimento científico.

O local escolhido para o evento é a Praça do Ferreira, lugar bastante frequentado pelos fortalezenses. Lá, a ciência estará presente em forma de apresentações, workshops, oficinas, mostras científicas, experimentos e atividades lúdicas que vão despertar a curiosidade e desmistificar o saber científico.

O evento Ciência na Praça será encerrado com um debate entre os secretários Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior Secitece), Fabiano Piúba (Cultura do Estado Secult) e Evaldo Lima (Cultura de Fortaleza Secultfor) sobre o tema “Ciência, Cultura e Arte do Ceará para o Mundo”, marcado para às 16 horas.

O Ciência na Praça é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com a parceria da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), Seara da Ciência/UFC e Universidade do Trabalho Digital.

Como participar

Toda a programação é gratuita e a exposição acontecerá na Praça do Ferreira. Já as oficinas e os workshops serão realizados na Universidade do Trabalho Digital (UTD), que funciona no prédio do Cine São Luiz. A participação nessas atividades necessita de inscrição prévia no site do evento: http://www.sct.ce.gov.br/ciencia.

Confira a programação da primeira edição do “Ciência na Praça” nesta sexta-feira, 10.03:

PROGRAMAÇÃO GERAL

LOCAL: PRAÇA DO FERREIRA

• 9h às 9h30: Abertura
  • 9h30 às 10h: Apresentação Teatral Ciência no Cotidiano, Seara da Ciência
  • 10h às 17h: Exposições, Workshops e Mesas Temáticas
  • 13h30 às 14h: Apresentação Teatral sobre Educação Ambiental
  • 14h às 15h: Competição de Robô de Sumô
  • 16h às 17h: Encerramento com debate sobre Ciência, Cultura e Arte do Ceará para o Mundo – Secretário Inácio Arruda (Secitece), Secretário Fabiano Piúba (Secult) e Secretário Evaldo Lima (Secultfor)

EXPOSIÇÕES

LOCAL: PRAÇA DO FERREIRA

• 9h às 17h: Ônibus Ciência Itinerante
    Laboratório móvel científico e experimentos interativos para apresentação da ciência de forma lúdica e prática.
  • 9h às 17h: Mostra do Projeto Intercaju
    ostra de produtos derivados do caju fomentando à cajucultura do Ceará
  • 9h às 17h: Mostra do Projeto Ceará Faz Ciência
    Mostras de experimentos de ciência agregado à prática, realizado por alunos de Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas do Ceará
  • 9h às 17h: Mostra do Geopark Araripe
    Exposições de fósseis
  • 9h às 17h: Mostra da Seara da Ciência da UFC
    Experimentos químicos, físicos e biológicos sem necessidade de equipamento caro ou complicado
  • 9h às 17h: Demonstração de VANT, veiculo aéreo não tripulado desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC)
  • 9h às 17h: Demonstração de Robôs, desenvolvido pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)
  • 9h às 17h: Mostra do Projeto Ceará Cientifico da Seduc
    Exposição de projetos desenvolvidos por estudantes que une feira de ciência e cultura à Mostra de Educação Ambiental
  • 13h às 17h: Amostra de Laboratório de Microbiologia da Uece
    Amostras modelos didáticos microbianos e aquarelas

OFICINAS

LOCAL: CINE SÃO LUIZ / UNIVERSIDADE DO TRABALHO DIGITAL

• 9h às 12h: Oficina de Robótica, Prototipagem e Confecção de Placas de Circuito Impresso (11° Andar)
    Professor Lessânio Oliveira (IFCE) e Leonardo Mota (IFCE)
  • 9h às 12h: Programando PHP com Rapadura (11° Andar )
    Professor Anthony Gonçalves (IFCE)
  • 14h às 16h: Oficina de programação para crianças de até 14 anos utilizando Scratch (10° Andar)
    Professor Anderson de Castro (IFCE) e Inacio Cordeiro (IFCE)

MESAS TEMÁTICA

LOCAL: CINE SÃO LUIZ / UNIVERSIDADE DO TRABALHO DIGITAL

• 10h às 12h – Mesa Temática I: Alfabetização e Letramento Científico (10° Andar)
    Palestrantes: Francisco Carvalho (Secretário Adjunto da Secitece), Profa. Eloísa Vidal (Uece), Profa. Alexandra Okada (Open University Londres)
    Mediadora: Profa. Karine Pinheiro (Seduc/Secitece)
  • 10h às 11h – Mesa Temática II: Pesquisas Científicas Pluviométricas (Funceme) e Saberes Populares da Natureza – Profetas da Chuva (10° Andar)
  • 14h às 16h – Mesa Temática III: Ética, Ciência e Tecnologia (10° Andar)
    Palestrantes: Prof. Francisco Parente (Uece), Prof. Rafael da Silva (UFC), Prof. Isaac da Silva (Uece)
  • 15h30 às 16h30 – Mesa Temática IV: Pesquisas Tecnológicas para o desenvolvimento social (10° Andar)
    Palestrantes: Pedro Ferraz (Universidade de Lisboa), Rossana Moura (IBICT), Heliomar Lima (IBICT), Ivan Oliveira (IFCE).
Mais informações e inscrições:
Secitece: 85 3101-6471

Fonte: Secitece