Em Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região prefeito pede curso de Veterinária

1 de julho de 2013 - 16:55

alt

Professor Jakson Sampaio recebe do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, documento solicitando a instalação do curso de Medicina Veterinária para Iguatu.

Foi realizada na sexta-feira, dia 28, no Auditório da CREDE 16, o Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região. O evento foi promovido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), em parceria com a Prefeitura de Iguatu.

Entre os vários temas do evento, foram discutidas propostas para a melhoria do ensino e a criação de novos cursos para o desenvolvimento de Iguatu e região, atendendo as demandas sociais, conforme a vocação de cada instituição.

“Ao trabalharmos nesse eixo, previne-se o gasto público desnecessário e aumenta-se o leque de oferta de formação superior, auxiliando o atendimento das demandas sociais regionais e o desenvolvimento das vocações econômicas locais”, disse o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio.

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, por ocasião da abertura do evento entregou documento ao reitor da UECE solicitando a instalação do curso de Medicina Veterinária para Iguatu. O reitor assegurou que irá estudar a proposta e a considerou viável. A ideia seria firmar parceria com o Instituto Federal de Educação para implantar o curso.

O prefeito Aderilo Alcântara disse que a discussão precisa ser permanente e centrada nas necessidades e carências de cada região. Ele afirmou que o município está aberto para novas parcerias, dentro de um contexto que proporcione a evolução da universidade no Centro Sul e nas demais regiões.

Participaram também do Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região Centro-Sul o vice-reitor da UECE, professor Hildebrando Soares; o diretor da FECLI, professor Ricardo Rodrigues; o secretário de Ciência e Tecnologia de Iguatu, José Roberto Duarte; os diretores dos campi de Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Dijauma Honório; e da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Ivo Ferreira, além de secretários de municípios da região.

No final do evento foram apresentadas e aprovadas as propostas discutidas pelos grupos, para elaboração de relatório com recomendações e pactos formulados.