Em breve, informações sobre Uece também estarão no formato Código QR

22 de maio de 2015 - 17:49

alt

“Informa UECE” é o nome de um projeto desenvolvido por três alunos do PET Computação, que usa códigos QR para fornecer informações sobre setores específicos da Universidade. O QR (do inglês Quick Response) Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Para facilitar, eis dois exemplos: ao escanear o QR do Restaurante Universitário (RU) o usuário ira saber quais são as opções de cardápio do dia; ao passar o celular para fazer a leitura sobre o QR Code da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), aparecem informações com o nome da pró-reitora, telefone de contato, departamentos, entre outras informações.

Os alunos que desenvolveram o Informe UECE são Rayane Celestino, Thiago Lima e Júnior Ferro, do sétimo semestre do Curso de Computação da Uece. O projeto faz parte da pesquisa coletiva que os alunos do PET, coordenado pelo professor Jerffeson Teixeira de Sousa, têm que executar.

O mote que deu origem ao Informe UECE foi dado pelo professor Jerffeson para seus alunos: qual informação sobre a Universidade você passaria pelo QR Code? Do lançamento do desafio à concepção do dispositivo passaram-se três meses, disse Rayane.

O projeto consiste de cinco fases: criação de site, cadastro de usuários, associação dos QRs ao site, impressão e fixação das placas QR e manutenção. As informações para cada local são fornecidas pelos titulares daqueles departamentos, salientou o professor Jerffeson. De posse destas informações, é gerado o código QR daquele local e depois ele é impresso. Impressa e plastificada, a placa com o código QR é afixada na entrada. Ao ser escaneada, mostra no visor do celular as informações sobre aquele lugar.

Segundo o professor Jerffeson, a meta é que em três meses os departamentos tenham seu código QR afixados à entrada dos prédios. Vai depender dos responsáveis enviarem as informações necessárias.

alt

Os alunos e o professor estiveram na manhã de quinta-feira, dia 21, com o reitor, professor Jackson Sampaio, para explicar-lhe como funciona o Informe UECE.