Em 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde

5 de abril de 2013 - 13:14

 

Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e o bem-estar próprios e de sua família, incluindo alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle. Artigo 25, parágrafo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Desde 1950 que no dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Iniciativa que na verdade teve início dois anos antes, em 1948, quando a primeira Assembleia Mundial da Saúde propôs que se criasse um Dia Mundial da Saúde, para comemorar a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A cada ano, as Nações Unidas elegem um tema de saúde específico, que diga respeito à melhoria das condições de vida da humanidade naquele momento e que a OMS avalie necessário promover. O tema escolhido é trabalhado através de campanhas de educação e de conscientização em todo o mundo.

As campanhas e a luta pela melhoria das condições de saúde também fazem parte dos Objetivos do Milênio da ONU, que os países membros se comprometem a cumprir até 2015. Para 2013 foi escolhido o tema é hipertensão arterial.

Na segunda-feira, dia 8, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Já o Dia Nacional da Saúde é 5 de agosto.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do Centro de Ciências da Saúde (CCS), tem cinco cursos de graduação que contribuem para a melhoria da saúde da população cearense: Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Biologia.

O CCS oferece também quatro cursos de Mestrado Acadêmico  e três de Mestrado Profissional e um Doutorado em  Saúde Coletiva, além de 37 cursos lato sensu.