Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente

4 de junho de 2014 - 16:11

alt

Dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA), principal veículo das Nações Unidas (ONU) dedicado a estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente.

A data tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países. Também serve como o “dia das pessoas” para tomar uma atitude pelo meio ambiente, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo no planeta.

Barbados, no Caribe, foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para sediar as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”, a efeméride este ano chama a atenção para os desafios enfrentados pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento com relação às mudanças climáticas. Estas ilhas são países em desenvolvimento, com ricas heranças culturais e ecossistemas, e que correm o risco de desaparecer por causa das mudanças climáticas.

Além do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho celebra-se ainda o Dia Mundial dos Oceanos, dia 8, e de Combate à Desertificação, 17.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece cursos de pós-graduação que contribuem para a preservação ambiental.

Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) – Doutorado e Mestrado que têm como área de concentração Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas e duas linhas de pesquisa: Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas e Estrutura Dinâmica do Espaço Regional, Urbano e Rural.

Renorbio – Doutorado em rede nacional que tem quatro áreas de concentração, sendo que uma delas é Biotecnologia em Recursos Naturais, que tem duas linhas de pesquisa: Bioprospecção, Biodiversidade e Conservação e Purificação, Caracterização e Produção de Insumos Biotecnológicos em Sistemas Heterólogos.

Pós-Graduação em Recursos Naturais – Mestrado, com área de concentração em Recursos Naturais e com duas linhas pesquisa: Monitoramento de Recursos Naturais e Aproveitamento de Recursos Naturais

Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos – Mestrado que tem como área de concentração Desenvolvimento empresarial e sócio-territorial e duas linhas de pesquisa, com uma sendo Turismo, território e desenvolvimento regional.