Em 28 de abril comemora-se o Dia da Educação

26 de abril de 2013 - 15:52

A Constituição Brasileira, em seu Art. 208, determina que o dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

A Lei nº 9.394, mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira(LDB) da educação nacional estabelece em seu Art. 1º que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Em seu Art. 2º, a LDB estatui que além de dever do Estado, a educação é também dever da família e deve ser” inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O Dia da Educação é comemorado em 28 de abril, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) muito tem contribuído para dar qualidade à Educação.

 

No próximo ano, o curso de Pedagogia da UECE, no campus do Itaperi (Fortaleza), oferecido pelo Centro de Educação (CED), ofertado de modo presencial, completará 60 anos da formação de sua primeira turma.

Cada um dos seis campi acadêmicos no Interior – Crateús (FAEC), Iguatu (FECLI), Quixadá (FECLESC), Limoeiro do Norte (FAFIDAM), Tauá (CECITEC) e Itapipoca (FACEDI) oferecem, também de modo presencial, curso de Pedagogia.

A Pedagogia é ofertado, no modo a distância, por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE) e financiamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em nove polos. Além disso, a UECE oferece, pelo CED, Licenciaturas em Educação para a Terra e em Educação para Indígenas.

Destaque-se que um dos maiores patrimônios da UECE é o de sua rede de formação de professores, com Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras e Língua Portuguesa, Letras e Língua Espanhola, Letras e Língua Francesa, Letras e Língua Inglesa, Música e Educação Física, envolvendo 63% de todo o alunado efetivamente matriculado na graduação.

Finalmente, a UECE verticaliza a produção de conhecimento na área com a oferta de 15 Cursos de Especialização (pós-graduação lato sensu), o 1o mestrado acadêmico em Educação e Ensino oferecido nas unidades acadêmicas do interior (intercampi FAFIDAM e FECLESC) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado acadêmico e doutorado), em Fortaleza.

A UECE parabeniza todos os Educadores do Estado do Ceará.