Elegia à paixão marca solenidade de colação de grau da FAEC

28 de agosto de 2013 - 16:51

alt

O auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi o palco da solenidade de colação de grau da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), na noite de sexta-feira, dia 23. Familiares e amigos dos concludentes lotaram o espaço para participar daquele “momento tão especial”, como disse o orador discente, Francisco Fábio Almeida de Sousa, da festa que diplomou 43 alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Pedagogia.

Concludente do Curso de Pedagogia, Fábio disse que só poderia transmitir o que seus seus colegas ali vestidos de beca estavam sentindo naquela noite na condição de poeta, muito embora não fosse um. “Não escrevo poemas, mas compreendo que é preciso estar constantemente dominado pela paixão e que a linguagem mais compreensível às pessoas é a que lhes atinge direto no diafragma, sem intermédio de sinapses.”

Em sua elegia à paixão, o orador disse que “a ausência de paixão nos lança no vazio da mera sobrevivência material. No centro da pragmática rotina institucional, oficial, dos rituais, dos favores, da repetição, do torpor, experimentamos uma existência prosaica e, portanto, pobre. Uma existência poética, ao contrário, é aceitar viver, é estar presente nos espaços para queimar o tédio e a conformidade, e, com as cinzas das horas, dar origem à estrela da manhã. Sem isso, estaremos perdidos na mesmice.”

É esta paixão pelo viver que deve ser levada para a sala de aula por todos os concludentes ali reunidos, segundo Fábio. “Precisamos ter em mente que nosso trabalho é a mola do mundo. Somos profissionais e trabalhamos com um patrimônio chamado ser humano e nosso trabalho chama-se educação. (…) Que não sejamos homens e mulheres partidos. Vamos transformar a sociedade em uma grande união de diversidades. Inteiros para a construção de uma educação capaz de produzir presenças e não mais escamotear ausências. É preciso entranhar a vontade do corpo, da alma, do coração porque essa é a matéria humana”.

A oradora docente foi a professora Maria da Conceição Rodrigues Martins, também da Pedagogia, que disse que com aqueles novos professores diplomados “A UECE e a FAEC conseguem levar para distintos espaços educativos importantes reflexos científicos, técnicos e humanos; com vocês, a vida dos sertões crateuenses pode brilhar ainda mais”.

Veteranos e novos professores, segundo ela, fazem parte de “um seleto grupo de profissionais, ainda que haja tentativa de nos provar o contrário. Somos, sim, um grupo especialmente distinto, escolhido para munir as novas gerações do legado histórico das gerações passadas.”

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, em seu discurso de encerramento da solenidade de colação de grau, destacou que é papel da universidade formar intelectuais e cidadãos críticos. “Pelo menos esta é a nossa utopia”, ressaltou. Duas habilidades que permitem a quem as detêm “transformar realidades cada vez que estas realidades se mostrarem insatisfatórias” e parabenizou os concludentes que, a despeito de todas as dificuldades, “estão ajudando o município de Crateús e o Estado do Ceará a crescer”.

alt

Clique aqui e confira o discurso do concludente Francisco Fábio Almeida de Sousa

Clique aqui e confira o discurso da oradora docente, professora Maria da Conceição Rodrigues Martins

FAEC realiza Colação de Grau