Elba Braga Ramalho lança edição especial de seu livro tese de PhD sobre Luiz Gonzaga

17 de outubro de 2012 - 19:10 #

A professora Elba Braga Ramalho lança às 10h do próximo sábado (20/10), no Kukukaya, a segunda edição de seu livro “Luiz Gonzaga: a Síntese Poética e Musical do Sertão”, incluindo a versão original em inglês “Luiz Gonzaga: a Poetic and Musical Synthesis of the Sertão”. Informa a autora, que Graças ao apoio da UNIMED Ceará, que num gesto de comprometimento com a cultura, esse lançamento,  associar-se às celebrações do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. A obra é resultado da tese de PhD em Musicologia, cujos estudos da professora Elba Braga Ramalho, foram realizados na Universidade de Liverpool, Inglaterra, terra natal dos Beatles.

Para homenagear a autora, professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que contribuiu para o crescimento do curso de Música dessa instituição, do qual fez parte durante décadas, como professora, a solenidade contará com a participação da Banda Sinfônica da UECE, que tem como regente Inez Martins, e do grupo musical Luizinho Calixto e Regional. Elba Braga convida os amigos e toda a comunidade acadêmica para o lançamento da segunda edição de seu livro sobre o Reio do Baião.

A coordenação editorial da obra é do professor Gilmar de Carvalho, projeto gráfico de Edmilson Forte Miranda Júnior e do professor Antonio Wellington de Oliveira Júnior, ilustrações de fotos de Francisco Sousa e Xilogravuras de João Pedro do Juazeiro do Norte.

Segundo a autora, a obra tece uma argumentação teórica em contraponto com o conteúdo poético-musical do Rei do Baião e a catalogação atualizada de sua discografia (no DVD anexo). Revela-nos o contexto cultural e o desabrochar da figura desse grande artista criador, que, ao lado de seus principais parceiros, foi capaz de sintetizar a paisagem sonora e poética da Cultura Nordestina e ascendê-la ao patamar da Música Popular Nacional.

Serviço:

Lançamento do livro (2ª edição) “Luiz Gonzaga: a Síntese Poética e
Musical do Sertão”, incluindo a versão original em inglês “Luiz
Gonzaga: a Poetic and Musical Synthesis of the Sertão”

Dia: sábado (10/10/2012)

Local: KUKUKAYA, na Avenidada Pontes Vieira, 55 A