Egresso da UECE é exemplo de superação no interior do Estado

29 de setembro de 2021 - 10:13 # # # #

Jovem que mudou de vida através do estudo, hoje é formado em Pedagogia e leciona em escola pública

Natural do sítio Belém, zona rural de Crateús, Carlos Henrique Viturino teve de demonstrar, desde cedo, garra e perseverança para concluir seus estudos, sendo um exemplo dentre vários alunos que vivem a mesma situação. Egresso do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no campus da Faculdade de Educação de Crateús (Faec), Henrique Viturino conta que sua trajetória nos estudos foi árdua desde o começo.

“Aos 8 anos escutei de meu pai que ele não me daria um caderno pois eu deveria trabalhar com ele na roça, e não estudar.” O instinto de sobrevivência de quem sempre trabalhou com agricultura, como seu pai, sem perspectiva de mudança, falava mais alto, mas Henrique sempre teve muito claro em sua mente que eram os estudos que fariam a diferença em sua vida.

“Eu sempre acreditei que os estudos poderiam melhorar a minha vida. Eu cursei o fundamental na zona rural e vim cursar ensino médio na cidade, em Crateús.” Henrique conta que sempre teve que “fazer bicos” depois que se mudou para a zona urbana, uma vez que não morava com familiares. “Eu sempre quis que a minha vida se baseasse nos estudos, então tudo que eu consegui e tudo que eu sou hoje foi graças aos estudos”

“Sobre a minha caminhada na UECE, eu sempre quis cursar ensino superior, inclusive, eu sou a primeira pessoa da minha família materna a cursar uma universidade pública, e o apoio da UECE nessa caminhada foi fundamental, através das bolsas de iniciação artística.” Henrique conta que foi através da bolsa e dos “bicos” que fazia que conseguiu se manter na universidade. “As bolsas ofertadas são fundamentais para muitos alunos, principalmente os alunos dos campi do interior”.

Sempre determinado nos estudos, Henrique conta ainda que, desde o primeiro semestre do curso de Pedagogia, tinha em mente seu tema da monografia de término de curso. “Meu tema foi: Luz, câmera, educação: um olhar sobre o cinema. E, desde o primeiro semestre, eu sabia que queria escrever sobre cinema e educação”. Ele não deseja encerrar sua vida acadêmica na graduação, pois vai continuar seus estudos para ser aprovado em uma seleção de mestrado, voltando a ser aluno da UECE.

Mesmo sendo recém-egresso do ensino superior, Henrique conta que já terminou o curso empregado. “Foi através do projeto de iniciação artística da UECE coordenado pelo professor Vicente Brasil que eu consegui me destacar atuando como bolsista na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club e hoje eu sou professor dessa mesma escola” comemora.

O projeto de pesquisa ao qual Henrique se refere é intitulado “Leituras da comédia no teatro grego a partir de sua intertextualidade com a vida do homem do sertão” e tem como proposta discutir e problematizar a realidade do homem sertanejo em suas várias facetas através das diversas manifestações artísticas. O projeto oportuniza, aos educandos da FAEC e da Escola de Ensino Integral Lions Club, o acesso a uma experiência cultural enriquecedora que coopera para a ampliação da compreensão de mundo e da realidade local. Além de trabalhar a iniciação artística, o protagonismo juvenil, a autonomia reflexiva, a articulação política e a conscientização cidadã.