EdUECE promove I Colóquio sobre a situação do livro no Ceará e no Brasil

1 de fevereiro de 2016 - 18:29 #

O I Colóquio sobre a situação do livro no Ceará e no Brasil foi realizado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio da Editora da Uece (EdUECE), na última quarta-feira, 27 de janeiro, no Auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, no horário das 14 às 17h. O encontro foi também ocasião para o lançamento coletivo de 82 títulos produzidos em 2015, só de e-books foram lançados 27 títulos.

 

alt

 

Segundo o diretor da EdUECE, Erasmo Miessa Ruiz, “a publicação e distribuição de livros têm apresentado novos e complexos desafios. A intensificação dos custos de impressão e a utilização crescente de mídia digital exigem formas mais criativas e inovadoras para a produção editorial”, enfatizou Erasmo Ruiz.

O Colóquio foi aberto para toda a comunidade da Uece e os participantes tiveram direito a certificado de presença.

Na abertura do evento, o reitor ressaltou a importância da leitura nos dias de hoje, como também destacou a afinidade que ele tem com os livros impressos, e, dos avanços da tecnologia com a criação dos e-books. A minha relação com os livros vem de muito tempo, pois sou um leitor constante e voraz, a minha família tem uma livraria, há mais de 50 anos,Feira do Livro, e tenho sido autor de livros, literários e científicos.

 

alt

 

A programação do colóquio contou com mesa redonda, debatendo os seguintes temas: o impacto da produção dos livros digitais: avanços e retrocessos (Prof. Erasmo Ruiz); o livro cearense (quase) invisível: agruras da publicação independente no Ceará (Profa. Cleudene Aragão) e o panorama da produção de livro no Ceará e as políticas públicas (Mileide Flores).

 

alt

 

Logo após o encontro, os participantes se dirigiram para o Hall da Reitoria, onde houve o lançamento coletivo dos livros.

 

alt

 

alt