EdUece lança livro do professor Benedict Anderson

13 de agosto de 2015 - 11:16

alt

A conferência de abertura do I Simpósio Internacional “Nação, Literatura e Experiências Transcontinentais”, organizado pelo Observatório das Nacionalidades (ON), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e que tem início no dia 19 de agosto, a partir das 8h30, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), será proferida pelo autor Benedict Anderson e, logo em seguida, haverá o lançamento de seu mais recente trabalho, o livro “Sob três bandeiras: anarquismo e imaginação colonial”, publicado pela editora da Uece, EdUECE.

Neste trabalho, Anderson analisa as complexas interações entre política e cultura no final do século XIX, tendo como pano de fundo o movimento anarquista. O autor debate como as insurreições nacionalistas em Cuba (1895) e nas Filipinas (1896) revelam, além dos laços entre militantes de vários continentes, os processos que possibilitaram a emergência de uma coordenação transglobal das lutas anticoloniais.

Benedict Anderson é professor emérito e membro da Academia Estadunidense de Ciência e Arte, autor do clássico “Comunidades Imaginadas”, e há 10 anos integra o Conselho Consultivo da revista científica Tensões Mundiais, publicação do Observatório das Nacionalidades.

As inscrições para participar do I Simpósio Internacional Nação, Literatura e Experiências Transcontinentais encerram dia 18 de agosto. 

Mais informações e inscrições no site do evento ou pelo telefone (85) 3101.9908