EdUece edita livro de cinco estudantes de Medicina sobre Anatomia Humana

25 de abril de 2011 - 20:10 #

As experiências de cinco estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a disciplina de Anatomia Humana, da qual são ex-monitores, estão no livro “Manual Prático de Anatomia Humana Aplicado à Dissecação”, que acaba de ser editado pela EdUece (Editora da Uece) e já está disponível para quem quiser adquirir, no valor de R$ 20,00. Escrito a dez mãos, o livro conta com 144 páginas e seus autores são: Diego Fonseca Cordeiro; Francisco Flávio Barbosa; Lorena Pitombeira Sanders; Raul Sanders Uchoa Alves; e Rômulo Pedroza Pinheiro. Os estudantes contaram com o apoio e orientação dos professores da disciplina Ivelise Regina Canito Brasil e José Afonso Bruno, ambos cirurgiões com experiência no ensino da Anatomia.

O livro surgiu da necessidade de um material de consulta mais prático durante o estudo da Anatomia, pois embora haja atlas e livros-textos já consagrados na literatura, torna-se necessário um material que sumarize o conhecimento e auxilie o estudante, sobretudo durante as aulas práticas de laboratório. Segundo os autores, “através dessa produção científica, temos certeza de que estamos dando nossa contribuição para a formação de estudantes de várias áreas da saúde e propagando o conhecimento dessa tão importante e fascinante disciplina, Anatomia Humana”.

Afirmam ainda, que a Anatomia Humana é uma das disciplinas mais importantes na formação acadêmica do médico. É ela que vai alicerçar todo o conhecimento que o estudante irá obter ao longo dos seis anos de faculdade. Atuará associada às disciplinas de Fisiologia e Patologia, como base para o atendimento da Clínica Médica e da Cirurgia. Garantem também, que o conhecimento da Anatomia, entretanto, não é privilégio apenas de médicos. Diversas outras profissões têm em seu currículo básico essa cadeira. Entre elas, temos: a Enfermagem, a Odontologia, a Nutrição e a Educação Física.

Fonte: EdUece – Evileuda Sousa, (85) 3101-9893