EdUECE completa 30 anos e celebra com homenagens e lançamento de livros

1 de novembro de 2017 - 21:00

A Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) realizou na última quinta-feira (26), no Auditório Paulo Petrola, como atividade da XXII Semana Universitária, Cerimônia Comemorativa pelos 30 Anos de Criação da EdUECE e Lançamento Coletivo de Livros, em que mais de 100 obras, entre impressos e e-books, foram lançadas.

alt

Para dar início ao evento, o público assistiu apresentação do grupo “Encantando a Facedi”, sob a regência da professora Maria Zenilda. O coral é composto por estudantes de diversos cursos de graduação da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/Uece).

alt

Para compor a mesa principal, foram convidados o diretor da EdUECE, professor Erasmo Miessa Ruiz, além dos professores Jackson Sampaio, Luiz Cruz, Lucili Cortez Granjeiro e Liduina Farias Almeida da Costa que, por muito terem contribuído com a criação e desenvolvimento da Editora, foram homenageados durante a solenidade.

alt

“É muito gratificante celebrar os 30 anos de nossa editora e render justa homenagem àqueles que nos antecederam na tarefa da produção editorial e poder mostrar nesta noite mais de 160 títulos produzidos entre 2016 e 2017”, ressalta Erasmo Ruiz.

Ainda de acordo com o diretor da EdUECE, diante de muitas lutas, a Editora, assim como a Uece, continua a produzir conhecimento: “Em nossa universidade, palmilhada por tantos gestos de sacrifício e dedicação, a EdUECE também tem feito a sua parte com a intensa participação de seus colaboradores: seus autores, bem como os trabalhadores que mantém a Editora em funcionamento.  (…) A Editora orgulha-se da sua cota de sacrifício nessa empreitada de resistência e que se expressa pela produção de conhecimento de nossa comunidade acadêmica”.

Para receber a placa de homenagem das mãos do diretor Erasmo Ruiz, um a um os convidados foram chamados:

Professor Luiz Cruz Lima, em reconhecimento a sua importante contribuição para o estabelecimento da EdUECE.

alt

Foi a partir da tentativa do primeiro homenageado em viabilizar uma publicação do Mestrado Acadêmico em Geografia, que a EdUECE, no início deste milênio, passou, de fato, a operar. Ao receber a placa, Luiz Cruz lembra sua trajetória na Uece. “Sou mais antigo que a própria universidade, iniciando ainda na Fafidam. (…) Essa é uma casa de resistência e ela é expressa, muitas vezes, com a escrita, com o silêncio, com o trabalho em sala de aula”.

Professora Lucile Grangeiro, assim como Luiz Cruz, recebe a honraria em reconhecimento a sua importante contribuição para o estabelecimento da EdUECE.

alt

Ao fazer um breve relato de sua contribuição na Editora, a docente destacou: “Fui diretora da EdUECE e foi um trabalho de muita dedicação. Minha função foi implantar os serviços da Editora. (…) Esse é um reconhecimento que me torna muito feliz. Uma instituição que reconhece o trabalho de seus colaboradores, merece ser cada vez mais valorizada”.

Professora Luduina Farias de Almeida Costa, em reconhecimento a sua importante contribuição na reestruturação da EdUECE.

alt

“Agradeço a homenagem e quero dividi-la com todas as pessoas que estiveram comigo nesse difícil processo de expansão da Editora, enquanto fui diretora. Eu considero como um trabalho coletivo”.

Por último, foi homenageado o reitor Jackson Sampaio, não somente pelo incentivo à produção acadêmica, mas também por ter sido, enquanto pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, uma das pessoas fundamentais para a estruturação normativa da EdUECE, o que ajudou no início efetivo das atividades da Editora.

alt

“Nós somos esse lugar de resistência, mas também de criação. Esse lugar de criação não pode ser silenciado, sobretudo, não pode ser silenciado por nós mesmos no pretexto de nos defender. Essa é a dialética das nossas lutas e para isso serve a nossa Editora, os livros, a nossa capacidade de produção no mundo. Nós produzimos para o mundo . A universidade é um projeto civilizatório e é com muita alegria que estou aqui hoje para receber essa homenagem”, finalizou o reitor.

alt

No hall da Reitoria estavam expostos os livros impressos do evento. As obras em formato digital estão disponíveis no endereço www.uece.br/eduece.

Breve histórico da EdUECE

A EdUECE foi criada em 24 de setembro de 1987, conforme a Resolução n° 48/87, constituindo-se em Órgão Suplementar de natureza técnica e acadêmica, todavia, cadastrada junto à Biblioteca Nacional, em 2001.

Em agosto de 2004 constitui seu Conselho Editorial, elabora Regimento interno e filia-se a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Posteriormente, ampliou sua finalidade e a linha editorial, criando, assim, os Selos “Dissertações e Teses”, “Memórias da Uece” e “Universidade e Sociedade”, além de prestar apoio institucional a algumas revistas científicas da Uece.

A partir de 2011 inaugura sede administrativa e espaço de venda de livros no Campus Itaperi. Também começa a vender livros pela internet.

Nos últimos anos, a Editora tem investido massivamente na divulgação nas redes sociais e remodelando loja virtual e física.

Neste mês de outubro, foi atingida a marca de 675 obras produzidas na história da EdUECE além de 143 em tramitação.