Educação a Distância: Uece dá primeiros passos para criação de política institucional

2 de dezembro de 2021 - 15:16 # # #

Ao longo dos anos, a Educação a Distância (EaD) vem se mostrando cada vez mais necessária no país, levando educação para os lugares mais longínquos. A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE), e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece essa modalidade de ensino há mais de uma década, sendo referência no Ceará.

Com uma visão de futuro e com o intuito de favorecer uma parcela ainda maior da população cearense, a Uece enxerga a modalidade como uma importante estratégia a ser ampliada na instituição.

Para isso, a Universidade dá os primeiros passos para a criação de uma política institucional de Educação a Distância, inserindo esse objetivo no Plano de Gestão para o período 2021-2025. O documento será lançado no próximo dia 6 de dezembro.

Em encontro realizado nessa quarta-feira, 1º de dezembro, com a equipe da SATE e com as pró-reitorias, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, falou que a Universidade tem a experiência e a expertise necessárias para alcançar esse objetivo. “Olhando para o futuro, temos clareza do nosso potencial para nos tornarmos ainda mais eficazes e mais efetivos com os recursos que já temos, visando favorecer aqueles que mais precisam. Há, por parte desta Reitoria, a vontade política de ampliar a oferta de educação superior pública, gratuita e de qualidade para o povo cearense, compreendendo essa modalidade como essencial para oportunizar o acesso à educação superior para pessoas que não teriam essa possibilidade em uma oferta exclusivamente presencial. Pretendemos fazer esse movimento para dentro da Universidade, inicialmente por meio da institucionalização de uma política que considera a Educação a Distância uma estratégia”.

Durante o encontro, foi definida a criação de um Grupo de Trabalho (GT), que discutirá os pontos para execução da política de Educação a Distância da Uece. O grupo será composto por professores membros da Pró-reitoria de Graduação, da SATE e da Chefia de Gabinete da Reitoria.