Edital do MDS consolida conquistas da UECE em segurança alimentar e nutricional

10 de fevereiro de 2015 - 13:56

O Edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de seleção de instituição pública de ensino superior estadual, para implantar projetos voltados ao fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos estados e municípios, constituiu uma possibilidade de sedimentar as conquistas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), segundo a professora Maria Marlene Marques Avila, coordenadora de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

As conquistas a que se refere a professora, que é coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Políticas e Intervenções em Saúde e Nutrição, do Curso de Nutrição da UECE, estão relacionadas ao fato de a Universidade participar ativamente de ações voltadas para a promoção da SAN desde 2003.

Naquele ano, em parceria com a Ryerson University, de Toronto, Canadá, realizou o Projeto Construindo Capacidades em Segurança Alimentar, que capacitou técnicos da área de SAN e propiciou a discussão da politica brasileira de SAN em nível internacional, dando destaque e visibilidade ao seu principal programa à época – o Fome Zero.

Segundo a professora, a UECE também se destaca na área da Segurança Alimentar e Nutricional por meio da participação nos principais espaços de discussão e tomada de decisões referentes à segurança alimentar no estado, a exemplo dos fóruns, conferências e conselhos de segurança alimentar nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

Em relação à pós graduação, ressalta a docente, atualmente conta com um curso de especialização em Segurança Alimentar e Nutricional, uma especialização em Vigilância Sanitária, e uma linha de pesquisa em SAN no Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde. Na graduação a SAN tem sido objeto de projetos de extensão realizados no campo experimental da UECE em Pacoti.

Leia mais:

Projeto da UECE vai planejar e promover segurança alimentar em três estados