Edgar Morin recebe da UECE o título de Doutor Honoris Causa

15 de outubro de 2010 - 19:23 #

A temporada de Edgar Morin, em Fortaleza, principal personalidade da “Conferência Internacional sobre os Sete Saberes: necessários a educação do presente”, no seu encerramento, foi marcada pela outorga do Título Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os quatros dias de conferência foram acompanhados também pela internet por 5.000 pessoas. O filósofo, escritor, pensador do século recebeu o 19.º titulo, no hotel onde aconteceu o evento (Hotel Praia Centro), do Reitor da UECE, professor Assis Araripe, em solenidade informal.

A compreensão humana é o caminho para a paz. Para a educação do futuro, é preciso ensinar civilização, solidariedade e responsabilidade, que caminham juntas no mundo atual, globalizado. Com essas frases, o pesquisador francês Edgar Morin conquistou aplausos de mais de 1.300 educadores e pesquisadores do Brasil e do mundo. A Conferência Internacional sobre os Sete Saberes: necessários a educação do presente, foi realizada de 21 a 24 de setembro, no Hotel Praia Centro.

Edgar Morin, autor do livro os Sete Saberes, discutiu com participantes maneiras e métodos que podem melhorar a educação e o processo de conhecimento no mundo contemporâneo. Entre eles, segundo Morin, o estudo da compreensão humana e da civilização. É preciso compreender a complexidade humana, evitar o egocentrismo, a pobreza ligada à desigualdade e a falta de solidariedade. É o caminho para a paz, ressaltou Morin.  A reforma do conhecimento político e social e formação de uma ética pessoal, civil, humana planetária também foi ressaltada por Edgar Morin como parte dessa reforma do conhecimento.

Em seu discurso, professor Assis Araripe, reitor da Uece explicou que Os Sete Saberes, na verdade, é um maravilhoso e simplificado método pedagógico que vem revolucionando a educação, abrindo promissoras perspectivas de resgate da escola e da valorização dos seus agentes. Araripe enfatizou ainda, tudo condensado em sete atitudes, tudo sumarizado em sete verdades pedagógicas, que o extraordinário engenho do seu proponente ordenou e hierarquizou em teses que têm circulado o mundo.

Como forma de concretizar os métodos pensados pelo estudioso Edgar Morin, foi assinado ainda no evento a Declaração Conjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Universidade Estadual do Ceará. É uma forma de nos comprometermos com a educação e materializar os métodos pensados por Edgar Morin, ressaltou o Reitor da Uece.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, a secretária de Educação do Estado de Ceará, Isolda Cela, representando o governador do Estado, o reitor professor Assis Araripe, e a pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, professora Celina Ellery e Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil, e presidente da Conferência Internacional.

A Conferência Internacional contou com uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB).

Com resultado da Conferência, está sendo encaminhada uma carta de recomendações à Assembléia Geral das Nações Unidadas – ONU, até o final de 2010, para os devidos desdobramentos de natureza político-administrativa. A conferência teve o apoio da Unifor, FIC, BNB, Coelce e Capes, Mec, dentre outros.

» CONFIRA O VÍDEO