ECint/UUECE leva mais um grupo a Toledo na Espanha

16 de junho de 2011 - 19:07 #

O Escritório de Cooperação Internacional (ECInt) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), considerando a importância da parceria com a Universidad de Castilla-La Mancha-UCLM e o aprendizado da língua espanhola, o ECint leva mais um grupo com 61 participantes, entre professores, alunos e pessoas da comunidade para cursar o Programa ESTO (Español em Toledo). O período de realização do programa acontece entre os dias 24 de junho a 23 de julho.

Para a viabilização do Programa ESTO foi celebrado um convênio entre a Universidad de Castilla-La Mancha-UCLM e a UECE, em dezembro de 2009.

No ano passado, o programa contemplou um grupo de 40 pessoas, que tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos culturais, além do aprendizado mais aprofundado da língua Espanhola. A cidade de Toledo fica a 30 minutos de Madri (viagem de trem), conta com 70.000 habitantes. Desde 1986 que é patrimônio da humanidade. No Campus de Toledo existem 5.000 alunos.

O Programa consiste de duas abordagens principais: uma acadêmica e outra cultural. Ao final do curso, os alunos receberão certificado, em nível de extensão, expedido pela instituição espanhola.

O curso apresenta carga horária de 80h/aula, com nove níveis, do básico ao avançado. O Programa ainda incluiu atividades culturais; alojamento com três refeições diárias; acesso a Internet Wireless em toda a Universidade; seguro médico; cartão para a biblioteca; traslado do aeroporto para Toledo e no último dia do curso, houve confraternização de boas-vindas e de despedida, além de tutorias personalizadas.

Na reunião de apresentação do grupo, o Reitor da UECE, professor Assis Araripe ressaltou aos alunos, que não deixem de ir à missa aos domingos, pois as igrejas são seculares, a Europa é Fantástica, vocês irão enriquecer e muito o lado cultural e social. Finalizando Assis Araripe, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão através do Escritório Internacional.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão da UECE, professora Celina Ellery, novas turmas serão organizadas anualmente, sempre no período de verão europeu.

Na reunião, a professora Almudena Matínez Díaz-Cacho fez uma explanação da culinária e da cultura de Toledo. Almudena Martínez é convidada pela UECE, cedida pela UCLM, ministra aulas no curso de Letras do Centro de Humanidades, como professora leitora.

As assessoras de cooperação internacional do ECint,  Juliana Ferreira Osterne, Emanuella Lustosa Bandeira e Rachel Gradvohl de Macedo, acompanham o grupo na viagem a Toledo.