ECInt da UECE realiza Seminário Brasil-Europa

14 de outubro de 2010 - 20:03 #

 

Para divulgar ações de intercâmbio, discutir possibilidades e perspectivas de mobilidade acadêmica e parcerias entre o Brasil e a Espanha, o Escritório de Cooperação Internacional – ECInt , da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizará nos dias 25 e 26 de outubro, o II Seminário de Cooperação Internacional Brasil-Europa, que acontecerá no Audório Paulo Petrola da Reitoria da UECE. O Reitor Francisco de Assis Moura Araripe preside, às 15h, a solenidade de abertura do evento.

Os pesquisadores Dr. Angel Landabaso, Representante da Delegação da União Européia/ DG Pesquisa da Comissão Européia em Brasília e o Dr. Paulo Egler Coordenador do Projeto BB Bice/ Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração – CEAG/ Universidade de Brasília – UNB farão a conferência de abertura do II Seminário de Cooperação Internacional Brasil-Europa, falando, na ocasião, sobre a “Apresentação do 7º Programa Quadro”.

Promovido pela UECE, o Seminário Brasil-Europa é uma realização do ECInt/UECE/SECITECE. Durante o evento, será puxado um debate no sentido de aprimorar as relações entre a Universidad Castilla La Mancha (UCLM) e a UECE, a partir do programa ESTO – Espanhol em Toledo – além de promover ações de desenvolvimento e pesquisa em áreas de energias alternativas (Energia y Meio Ambiente) e em outros campos de interesse, referenciadas no Programa Quadro 7 – Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Comissão Européia.

O vice-reitor de Relações Internacionais e Cooperação para o Desenvolvimento/Especialista em Econmia (UCLM), Dr. Juan José Rubio Guerrero, e o Diretor Acadêmico de Relações Internacionais/Especialista em História da Espanha e História da América Latina, UCLM, D. Porfirio Sanz Camañes, já confirmaram presença no Seminário Brasil-Europa. Estarão presentes, também, pesquisadores, professores e estudantes da UECE e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e representantes de outras Instituições que compõem o sistema SECITECE. A presença desses estudiosos permitirá que sejam identificadas as prioridades da pesquisa no Estado do Ceará, ficando definida assim, as a(s) área(s) temática(s) a serem negociadas dentro de um acordo de cooperação envolvendo instituições de fomento científico e do governo brasileiro com países europeus, notadamente a Espanha, o que facilitará a obtenção de parcerias.

Contato: Camila, no ECInt, pelo telefone (85) 3101-9659

 

– Confira a agenda do Seminário