É preciso autonomia e autodisciplina para concluir um curso a distância

5 de novembro de 2015 - 17:02

alt

“Concluir uma graduação a distância exige muito mais de nós, alunos, do que num curso tradicional. Precisamos de autonomia e autodisciplina”.  Essas foram algumas das palavras do orador discente, Normando Lucena Araújo, em Colação de Grau realizada quinta-feira, 29, para os concludentes do curso de Pedagogia, modalidade Educação a Distância, ofertados pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

alt

Foram 30 formandos dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos municípios de Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Jaguaribe, Maranguape, Mauriti e Quixeramobim.

alt

A oradora docente, chefe de gabinete e professora do curso de Pedagogia, Josete de Oliveira Castelo Sales, ao chamar os novos profissionais de “colegas de profissão”, disse sentir-se honrada pelo convite de representar ali os docentes, especialmente por se tratar de um ano comemorativo.

“Não só pelo prazer de festejar a certificação de grau superior ao mais recente grupo de Pedagogos, mas também pelos meus trinta anos de formatura e o Jubileu de Rubi da nossa Uece”, enfatizou a oradora. Lembrou e compartilhou as primeiras iniciativas da Uece na Educação a Distância: “o desafio foi de garantir oportunidades de formação superior para 33 mil professores leigos, em exercício no Ceará, no início doa anos de 1990”.

alt

Por sua vez, em seu discurso, o reitor Jackson Sampaio falou da importância dos recursos tecnológicos não somente no ensino a distância, mas também como ferramentas capazes de contribuir para o melhor aprendizado, desde a educação infantil. “Hoje temos que incorporar as tecnologias também no ensino presencial (…) esse é um dos desafios dos professores nos dias atuais”, alertou o reitor aos novos licenciados.

alt

Estiveram também presentes na mesa diretora, os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, de Graduação, Marcília Chagas Barreto, o diretor do Centro de Educação (CED), José Álbio Moreira Sales, o coordenador da Uece/Uab, professor Francisco Fábio Castelo Branco, e a coordenadora do curso de Pedadogia, modalidade a distância, Ofélia Alencar de Mesquita.