É hoje! XXIII Semana Universitária inicia nesta segunda, dia 22

22 de outubro de 2018 - 15:25

alt

Terá início às 18h desta segunda-feira (22), na Universidade Estadual do Ceará (Uece), a 23ª edição do maior evento científico e cultural da instituição. Neste ano a Semana Universitária acontecerá em três campi da Uece: Itaperi (Fortaleza), Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc-Quixadá) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli).

Na capital, o evento será aberto pelo reitor Jackson Sampaio em solenidade que acontecerá no Auditório Central. A ocasião contará com apresentação da Banda Sinfônica da Uece, sob a regência do professor Marcio Landi.

Nesta solenidade será discutido o tema central da XXIII SU: “Universidade e Valores Humanos: Construindo uma Cultura de Paz”, tendo à frente da conferência a professora Maria do Carmo Bonfim, do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O tema de 2018 foi escolhido a partir de propostas feitas por toda a comunidade acadêmica, das quais três foram selecionadas e disponibilizadas em enquete para votação no último mês de junho.

No país em que é assustador o número de casos de violência, deve-se levar em conta a discussão não apenas sobre os números, mas também sobre fatores que os geram para que, a partir daí, seja iniciada a estruturação de uma nova e necessária cultura de paz. Cabe também à Universidade esse debate, tendo em vista o seu papel educativo e social para jovens que estão construindo seus valores, aspecto esse de suma importância na formação de cidadãos socialmente responsáveis, capazes de contribuir com a redução da violência no Brasil.

Em Quixadá, a conferência de abertura será com o pastor Jamieson Simões. E, em Iguatu, haverá a palestra “As dinâmicas do Crime no Ceará”, proferida pelo professor Luiz Fábio Paiva (UFC).

O evento seguirá até sexta-feira (26), com vasta programação nos três campi, como palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, Feira das Profissões, apresentações artístico-culturais, apresentação de trabalhos e muito mais. O evento é aberto ao público!