Durante 4 dias Limoeiro é o centro cultural da região do Jaguaribe

10 de agosto de 2011 - 20:30 #

 

 

Limoeiro do Norte, a 203 km de Fortaleza, de 11 a 14 de agosto, será transformada no centro cultural da região do Jaguaribe. É que nesse período a cidade sediará a Jornada das Letras: I Feira do Livro de Limoeiro do Norte, que tem como cenário a Praça José Osterne – Largo da Catedral. O local, não poderia ser mais democrático e aprazível, ponto de encontro dos limoeirenses de todas as camadas sociais, todas as idades e credos. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) será representada, nesse evento, por três escritores: o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jackson Sampaio, com o seu novo livro “Transvida”; a professora Lucíola Maia, com a sua recente obra “Mestres da Educação Socialista”; e o poeta e professor BC Neto que integra o sexteto de escritores da Jornada Autores Cearenses.

De acordo com a programação da Jornada das Letras, Lucíola e BC Neto participam do evento na noite de sexta-feira (12/08), e Jackson Sampaio estará na noite de autógrafos, no sábado (13/08), a partir das 20horas. Durante quatro dias, escritores, poetas, cantadores, colecionadores, pesquisadores, cordelistas, artistas, estudantes, professores, intelectuais, livreiros e leitores comparecem ao Largo da Catedral para fazer parte da história da Jornada das Letras: I Feira do Livro de Limoeiro do Norte. Segundo os coordenadores, o objetivo do evento é que essa I Jornada seja um painel de propostas, credencie a comunidade jaguaribana a escrever mais uma página na Literatura Cearense, do clássico ao cordel, da poesia ao repente, da palavra dita à decantada lira.

Para cumprir uma programação com diferentes atividades, antes da solenidade de abertura, da Jornada das Letras: I Feira do Livro de Limoeiro do Norte haverá uma Feira aberta ao público com exposição e venda de livros, exibição de peças literárias e cinema na praça. A cerimônia que abre o evento constará do lançamento do Prêmio Jaguar. Ao longo de quatro dias, os visitantes vão poder se deleitar com atrações como a apresentação do Coral Meninos do Brasil, Grupo de Flautas, Cantores mirins, Oficina para alunos da rede pública, Grupo de dança PET, Jornada de Autores, Poesia no Mercado com cantadores, poetas e repentistas na praça, Grupo Hip Hop Atitude de Rua, Oficinas com artistas, jovens e crianças, Associação Unidos para o Progresso – Núcleo Social de Música, Trupe do Vale, Peça Leituras e Loucuras, de Tércia Montenegro, Cinema na Praça, Exposições de Gibis, Jornada Histórias da Minha Cidade, Quinteto de Metais da Orquestra Contemporânea do Ceará, além de outras atrações.