Duo Sopro Doppio se apresenta no TJA nesta terça-feira, 17

17 de outubro de 2017 - 17:15

O Duo Sopro Doppio, formado pela professora do curso de Música da Uece, Luciana Gifoni, e pelo aluno egresso da Uece, Robson Lima, realiza apresentação gratuita às 19h desta terça-feira (17/10), no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA), como atração do programa Teatro de Portas Abertas.

A performance do Sopro Doppio explora a versatilidade da formação de dueto de sopros, com a sonoridade das flautas doces e das trompas, em diversos tamanhos e timbres. O Duo utilizará flautas contraltos “gêmeas”, feitas pelo luthier Marcos Ximenes de forma exclusiva, com a qual tocarão desde a música barroca aos clássicos brasileiros e contemporâneos. O Sopro Doppio também utiliza um instrumento que será tocado pela primeira vez em um concerto no Ceará: a trompa alpina, parente distante do nosso berrante.

Além do instrumental exclusivo, o concerto traz um repertório que abrange os mestres Telemann, Bach, Quantz, Purcell, Pixinguinha e arranjos de temas e ritmos tradicionais brasileiros como o batuque, o pastoril e a ciranda. Na interpretação, destaca-se a presença de convidados especiais, como o pianista Bruno Fragoso, o contratenor Antonio Souza, a flautista Sueli Helena, e os percussionistas Bruno Vasconcelos e Paulo Maia.