Doze de maio, Dia Internacional da Enfermagem

12 de maio de 2016 - 15:06

É comemorado nesta quinta-feira, 12 de maio, o Dia Internacional da Enfermagem ou o Dia Mundial do Enfermeiro. A celebração teve início em 1965, por iniciativa do Conselho Internacional de Enfermagem, em homenagem a Florence Nightingale.

Flocence, italiana nascida em 12 de maio de 1820, foi uma enfermeira que ganhou fama por seu pioneirismo no tratamento de feridos, durante a Guerra da Crimeia. A dama da lâmpada ficou assim conhecida por percorrer os leitos dos soldados durante a noite. A falta de higiene e as doenças matavam muitos soldados hospitalizados por ferimentos. Diante da situação, Nightingale desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infraestrutura hospitalar. Como resultado viu a redução da taxa de mortalidade.

Florence foi ainda a fundadora da Primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, criada no Hospital Saint Thomas, em Londres, no ano de 1859.

Para a enfermeira e professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Edna Camelo, “trata-se de uma data de extrema importância para a categoria. Representa um dia de luta por melhores condições de trabalho para os enfermeiros, que são cuidadores de gente”.

O curso de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde da Uece, tem 73 anos. Criado em 1943, com a Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, o curso é mais antigo que a própria Universidade. Em 41 anos de existência, a Uece formou 1.950 profissionais de Enfermagem e têm matriculados mais de 300 estudantes na área.

A Universidade Estadual do Ceará parabeniza todos os seus professores e alunos de Enfermagem pela valiosa missão de cuidar do outro!

Uece promove XX Enfermaio, II Sieps e I Mostra do Internato em Enfermagem