Doutorado em Políticas Públicas da Uece é aprovado pela Capes

13 de janeiro de 2017 - 14:18

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de ter aprovado o seu mais novo curso stricto sensu. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) acadêmicos e profissionais analisadas durante a 169ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Dentre as propostas aprovadas está o Doutorado em Políticas Públicas da Uece, que obteve nota 4, em escala de 1 a 7. Com ele, a Uece passa a ofertar 12 cursos de Doutorado.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Meyre Silva Araújo, “aprovação do doutorado em Políticas Públicas é uma conquista que mostra a excelência dos cursos stricto sensu da Uece, uma vez que temos agora um doutorado acadêmico que surgiu de um mestrado profissional avaliado com nota máxima, 5, pela Capes. Com o novo curso, vamos continuar o grande trabalho que já vinha sendo feito, contribuindo assim para a qualificação de recursos humanos para  a formulação e implementação de políticas públicas, não só do estado do Ceará, mas de outros estados das Regiões Norte e Nordeste”.

A previsão para lançamento do primeiro edital é para o final deste semestre. O novo curso será coordenado pelo professor Francisco Horácio da Silva Frota, tendo como área de concentração “Políticas Públicas”, voltada para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas municipais, estaduais e federais. As linhas de pesquisa serão: Estado, Democracia e Políticas Públicas; Governança e Participação Popular; Políticas Sociais e Superação das Desigualdades; e Avaliação em Políticas Públicas.

O Doutorado em Políticas Públicas contará com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP/Capes), de recursos de bolsas Capes e de bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além de recursos captados por meio de editais competitivos para apoio financeiro à pesquisas das agências de fomento.