Doutorado em Educação da UECE comemora terceiro aniversário

27 de junho de 2014 - 13:15

O curso de Doutorado em Educação, do Centro de Educação (CED), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), completa nesta sexta-feira, dia 27 de junho, três anos de existência. Quando aprovado, o curso foi o único que obteve nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentre outras quatro propostas da área.

Coordenado pela professora Isabel Maria Sabino e vice-coordenado pelo professor João Batista Carvalho, o curso possui, hoje, 27 doutorandos, dos quais 12 são da primeira turma, com previsão para conclusão em 2016.

Com orgulho de um pai, o vice-coordenador conta sobre as vitórias e o constante crescimento do curso. “A criação do Doutorado e a constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE marcam o coroamento de um trabalho coletivo de professores, alunos e funcionários técnico-administrativos que, imbuídos de um espírito comprometido com a pesquisa científica, investem seus esforços na melhoria permanente da qualidade da formação oferecida em todos os níveis e modalidades da educação”.

Doutorado da UECE – 3 anos

O curso de Doutorado em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi criado em 27 de junho de 2011, por meio da Resolução nº 977/2011 do CONSU. A primeira turma, constituída de 12 doutorandas (todas do sexo feminino), iniciou suas atividades acadêmicas em 2013. Em 2014, o Doutorado recebeu 14 novos alunos brasileiros e, dando prosseguimento a seu processo de internacionalização, teve a matrícula de um estrangeiro. Nesse ano, também recebeu uma bolsista de estudos em nível de pós-doutorado.

Com a criação do Doutorado, constituiu-se o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE, formado pelos cursos de Mestrado e Doutorado nessa área. Sua gênese remonta, portanto, à criação do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE), iniciativa estreitamente vinculada ao desafio da melhoria da educação. A formação de professores está no centro do projeto político pedagógico do PPGE/UECE, área de concentração que se caracteriza pela ênfase em estudos sobre a formação inicial e continuada como eixo para o qual converge o desenvolvimento profissional, a constituição da identidade docente e a valorização da docência como atividade intelectual, critica e reflexiva no contexto das políticas de Educação Básica e Superior.

Do início de suas atividades até o processo seletivo para a Turma 2014, o PPGE aumentou a oferta de vagas do Mestrado em 150% (12 para 30), enquanto as inscrições cresceram no período 79,2% (130 para 233); e do Doutorado em 25% (12 para 15), enquanto as inscrições aumentaram 40% para esse nível. Já foram titulados 123 mestres pelo PPGE/UECE, sem nenhuma evasão.