Pesquisador da UFRJ abre I Semana de Pós-Graduação em Geografia na UECE

28 de agosto de 2012 - 20:08 #

Com o tema “Olhares Geográficos: novas práticas espaciais, novas possibilidades”, o professor Paulo César da Costa Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado em Geografia pela Universidade de Sorbonne (Paris – França), abriu, na manhã desta segunda-feira (27/08) a I Semana de Pós-Graduação em Geografia, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. A solenidade foi presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio. Em seu discurso, parabenizou a coordenação do evento pela iniciativa e disse que a Geografia é uma das áreas do conhecimento que sempre lhe despertou muito interesse.

Na ocasião, falaram ainda, o Vice-Reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, o Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Jackson Sávio de Vasconcelos, o organizador do evento, Otávio Lemos Costa, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uece, Maria Lúcia Brito da Cruz, e o coordenador do Curso de Graduação em Geografia, Edilson Pereira Júnior.

Na solenidade de encerramento da Semana, na próxima sexta-feira (31/08), às 16h, o respeitado geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber (in memoriam), será homenageado pelo seu brilhante trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito nacional e internacional, na área de geografia e meio ambiente. Ab’Saber  foi presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

A programação da I Semana de Pós-Graduação em Geografia é composta de conferências, seminários, mesas redondas e outras atividades. O objetivo principal da Semana, que é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo), é compreender o espaço através de sua dimensão plural. Participam do evento professores, pesquisadores, alunos do Programa de Pós-Graduação da Uece e graduandos integrados aos Laboratórios de pesquisa e ao PET-Geografia.