Dono de projeto cultural milionário quer a UECE como parceira

29 de dezembro de 2008 - 13:46 #

“Quero devolver em dobro, ou melhor, uma boa fatia de tudo que tenho em benefício da população do município onde nasci, Itapajé. Acho que assim vou dar a minha contribuição para transformar o status de onde vivi até os 16 anos de idade”. Assim falou o empresário José Maria de Sousa Melo ao apresentar ao Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prof. Francisco de Assis Moura Araripe, o seu ambicioso projeto educacional e cultural, localizado numa área de 80 hectares do município de Itapajé, a 120 km de Fortaleza.

O empresário José Maria de Sousa Melo, através da sua procuradora Dra. Rejane Bastos, levou uma comitiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE), integrada pelo Reitor Assis Araripe, Vice-reitor, prof. Antonio Gomes Neto, e o diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), prof. Célio Pires, para conhecer o empreendimento e para a primeira troca de idéias, com o objetivo de fechar a grande parceria entre o empresário e o Governo do Estado, com a interveniência da UECE, que terá a responsabilidade de gerenciar o projeto, uma vez que, brevemente será transformado em um moderno Campus Universitário. O primeiro pontapé para as discussões das bases do acordo da futura parceria, entre as duas partes, pode  começar ainda em 2008, por ocasião da visita que o empresário fará a UECE, no dia 29 deste mês.

Esse primeiro encontro deve resultar num casamento bem sucedido. As duas partes se completam. De um lado, o empresário oferece um dote cujo investimento é de mais de 1 milhão de dólares, aplicados, até agora, na construção do Centro Cultural de Itapajé, que reúne num só complexo três importantes pilares para a formação de uma sociedade bem sucedida do ponto de vista econômico e social, que são educação, cultura e esporte. No outro lado está a UECE com uma bem sucedida história na área de educação e a nobre missão de formar recursos humanos qualificados e comprometidos com o exercício da cidadania. Ressalte-se o seu projeto de Universidade Pública desenvolvendo de maneira sólida e constante ações de ensino, pesquisa e extensão.

Outro aspecto que vale ressaltar é o compromisso das duas partes com a preservação do meio ambiente. Na área onde está sendo construído o Centro Cultural de Itapajé, por iniciativa do empresário José Maria, já foram plantadas 9 mil mudas de árvores de diferentes espécies, sendo que 50% são de plantas frutíferas. Os 80 hectares destinados ao Centro Cultural é justamente o Jardim de Anita. O empresário resolveu batizar o local com esse nome em homenagem a sua mulher, Anita Inára Bertulis de Melo, nascida na Letônia, República vizinha à Rússia. Sensível, inteligente, Inára era dona de uma expressiva bagagem cultural. Falava cinco idiomas. Ao visitar o Ceará, ficou bastante comovida com o estado de miséria em que viviam as crianças nordestinas.

A visita de Anita a Itapajé foi o ponto de partida para o desafio do casal de realizar algo diferente, que contribuísse para construir um futuro bem mais promissor destinado a crianças e adolescentes nordestinos. Dentro de pouco tempo, o desejo de Anita, que faleceu aos 42 anos de idade, será realizado. O sonho de Anita coube dentro de seu jardim que tem  uma área de 80 hectares. São 1.777 metros quadrados de área construída, 9 mil mudas de árvores plantadas, dois micro-açudes, um teatro, um cinema, uma biblioteca, quadras esportivas com opções para basquete, vôlei e futebol de salão, espaço cênico ao ar livre, salão para ginástica e aulas de dança, salão vip com capacidade para 600 pessoas, restaurante e uma quadra destinada às salas de aula do complexo cultural. É possível que num espaço de tempo mais curto do que prevê o empresário, que é de 50 anos, o ousado projeto transforme o atual cenário de Itapajé numa cidade universitária modelo.