Dois programas da União Europeia para pesquisa, inovação e mobilidade

8 de abril de 2014 - 16:22

A primeira parte da sessão de apresentações do Seminário Conjunto sobre Pesquisa e Inovação Entre a Europa e o Estado do Ceará, realizado segunda-feira, dia 7, no Auditório Paulo Petrola, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), teve início com a exposição sobre o Programa Horizonte 2020, por Pietro Venturi, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil.

Programa da União Europeia de financiamento de pesquisa e inovação com um aporte de €80 bilhões, o Horizonte 2020 une pesquisa com inovação, perfazendo o percurso ‘do laboratório para o mercado’, tem foco nos desafios sociais: saúde, energia limpa, transporte etc e é aberto a participação: empresas, universidades, instituições da UE e de fora.

O Horizonte 2020 é focado em três prioridades: Excelência Científica, Liderança Industrial e Desafios Sociais. Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.

Foi apresentado também o Euraxess – Pesquisadores em Movimento, uma iniciativa da Comissão Europeia voltada à mobilidade dos pesquisadores. Segundo Paulo Lopes, representante nacional do programa no Brasil, é uma rede de adesão gratuita, multidisciplinar e aberta a todas as nacionalidades, que reúne pesquisadores em todas as fases de suas carreiras, visando reforçar a Europa como um destino de excelência na pesquisa científica.

O Euroxess Links Brasil desenvolve três tipos de atividades: divulgação de informação, netwroking de pesquisadores e organização de eventos promovendo a colaboração científica entre Brasil e União Europeia e fornece informações sobre pesquisa e ofertas de emprego na Europa, bem como oportunidades de financiamento para pesquisa, colaboração internacional e mobilidade transnacional. Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.

Em seguida, o representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), Francisco Carvalho, apresentou o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará 2011 – 2020. Segundo Carvalho, a relevância do Plano deve-se a três fatores: o redirecionamento da economia do conhecimento para o desenvolvimento social economicamente sustentável aponta para o avanço em políticas de CTI&ES e de TIC; nenhum segmento da economia cearense poderá prescindir do aporte de CT&I, e CT&I são componentes fundamentais na concepção das políticas públicas estruturantes e transformadoras da realidade socioeconômica do Ceará. Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.

O conselheiro de Ciência e Tecnologia da Embaixada de Portugal em Brasil, Gonçalo Motta, explicou que em julho de 2007, foi realizada, em Lisboa, a primeira cimeira UE-Brasil, onde a cooperação na área de energia saiu reforçada. Em 2009 foi publicado o primeiro edital conjunto em biocombustíveis entre a UE e o Brasil. Este ano, a UE e o Brasil estão negociando o segundo edital conjunto. O orçamento ainda esta sendo negociado, mas a expectativa será alcançar um compromisso no valor de € 10 milhões de cada lado.

Segundo Motta, em dezembro de 2008, na segunda cimeira bilateral, foi adotado o Plano de Ação Conjunto, no quadro da Parceria Estratégica, quando foi criado o Diálogo Político de Alto Nível sobre Energia (Energy Policy Dialogue), como ferramenta de reforço da cooperação bilateral neste domínio, tendo como principais temas biocombustíveis, energias renováveis, eficiência energética, segurança de atividades de infraestrutura de óleo e gás em alto mar (offshore), organização de mercado para gás e eletricidade, e promoção de acesso em energia e o impacto ambiental de obras de infraestrutura em energia.

Em 2011, um novo Plano de Ação Conjunta plurianual foi acordado para o período 2012 a 2014, com o objetivo de reforçar ainda mais e estruturar a cooperação bilateral. Hoje, os diálogos bilaterais de alto nível estão em curso em mais de 20 diferentes áreas de interesse comum, sendo a Energia um dos mais relevantes. “Este diálogo setorial visa sobretudo o trabalho conjunto nesta área central e estratégica, onde União Europeia e Brasil podem encontrar complementaridades e sinergias”, ressaltou Motta. Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.

O professor Fernando Pinto Ramalho, da UECE, apresentou trabalho sobre “A Matriz Energética no Estado do Ceará”, em que mostra três diferentes fontes energéticas utilizadas, seus principais problemas e potenciais, ressaltando que a Região Nordeste é um mercado natural de energias renováveis.

De acordo com a apresentação, o Ceará conta com 19 parques de energia eólica, que produzem 588 MW e até 2016 deverá contar com 50 parques e a produção será de 1,82 GW e há ainda a possibilidade de parques eólicos offshore.

Com relação à produção de energia solar, existem dezenas de parques fotovoltáicos já cadastrados para leilão – mas é necessário um leilão específico para a área – , e há possibilidade de mais parques heliotérmicos (incluindo soluções criativas). Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.

Uma manhã rica e profícua em troca de informações

Desafios e oportunidades na área de energias renováveis

Saiba o que é o Science Slam e como participar