Doe parte do seu Imposto de Renda para as crianças e adolescentes

18 de abril de 2017 - 13:48 #

Os contribuintes do Imposto de Renda (IR) terão até o dia 28 de abril para a entrega de suas declarações. Esta declaração, além de ser uma obrigação legal, é uma oportunidade de contribuir com projetos relacionados à infância e adolescência de Fortaleza.

A doação se dá através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), que é utilizado em projetos como acolhimento institucional de crianças vítimas de negligência, abusos, além de fomentar projetos educacionais, culturais, artísticos, dentre outros. O FUMCAD em Fortaleza é fiscalizado pela 6ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

Conforme as regras da União, pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido referente ao ano base anterior (ano passado). As doações realizadas neste ano, que só podem ser destinadas ao FUMCAD, não podem passar de 3% do imposto devido, desde que o limite global de 6% não seja ultrapassado. Ou seja, quem já fez doações incentivadas no ano passado só vai poder, no máximo, inteirar o seu limite global de 6% neste ano. Quem ainda não doou também deve respeitar o limite de 3% para a próxima declaração.

O Sistema FUNECE/UECE se associa ao esforço de divulgar esta ação consistente, tanto na dimensão ética, quanto na política e na social.