Documentário examina relação de professores com aposentadoria compulsória

1 de fevereiro de 2013 - 11:26

O professor Antônio Germano Magalhães Junior do Programa de Pos-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciou em janeiro a produção de um documentário sobre a relação de professores universitários com o processo de aposentadoria compulsória. O trabalho apresentará três casos, a partir dos quais promove questionamentos e reflexões sobre vida, trabalho e aposentadoria.

As locações estão sendo realizadas no próprio campus do Itaperi e no Centro de Humanidades por alunos do mestrado em Educação da UECE e com o apoio logístico da Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE). Segundo o professor Antônio Germano, há professores que são reconhecidos pelos seus pares como aqueles que dedicaram sua vida ao trabalho.

As três pessoas entrevistadas são o professor João Nogueira Mota, conhecido como o professor Morais do Centro de Humanidades da Uece, que se aposentou em 2008 e não mais voltou a lecionar na UECE; a professora Salete Bessa, que pertence ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), que se aposenta nos próximos anos, e Luís Cruz Lima, que depois da  aposentadoria compulsória foi reconhecido pela UECE como professor emérito e continua orientando e ministrando aulas na pós-graduação de Geografia.