Documentário de professor de História já está no canal da UECE no YouTube

23 de janeiro de 2013 - 15:55

Dirigido pelo professor Germano Magalhães Júnior,  do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará, o documentário Lavradoras de Memórias –A Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte conta a história daquela instituição de ensino, fundada em 1934, como uma das estratégias do Governo Vargas, que assumiu o poder em 1930, para manter a população no campo, com a finalidade de evitar o êxodo rural.

O documentário, finalizado em 2011, foi um dos produtos do Pós- Doutorado, realizado pelo professor Germano em 2008,  na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Ele é também professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE.

O período da pesquisa do professor Germano foi de 1934, data da inauguração da escola de Juazeiro, a  1939, quando do término de curso da terceira turma de normalistas rurais.

“Baseamos nossa pesquisa  principalmente na análise dos jornais da época, em especial “O Lavrador”, e nos escritos de Amália Xavier de Oliveira, figura marcante na construção da escola”, diz o professor.

A pesquisa assentou-se também em imagens, desenhos e relatos orais daqueles que viveram no contexto escolar rural. “O Ruralismo Pedagógico, portanto,”, complementa o pesquisador, “surge como propulsor do aparecimento de escolas normais rurais.”

Confira o vídeo do professor Germano no canal da UECE no YouTube – UeceOficial.