Docentes da Uece são contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa

27 de março de 2017 - 12:23

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concedeu ou renovou, em 2017, Bolsa de Produtividade em Pesquisa para cinco docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Essa modalidade de bolsa é destinada aos pesquisadores que se destacam entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos seus Comitês de Assessoramento (CAs).

Ganharam a bolsa ou tiveram sua vigência renovada os professores da Uece, Edilson Alves Pereira Júnior área: Geografia Humana; Claudia Maria Leal Bevilaqua área: Doenças Parasitárias de Animais; Ana Paula Ribeiro Rodrigues área: Reprodução Animal; Nilberto Robson Falcão do Nascimento e Manassés Claudino Fonteles ambos na área: Farmacologia Cardiorenal.

“As bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq são um indicativo da qualidade do pesquisador, bem como do programa de pós-graduação e da instituição em que faz parte. Ser contemplado com a bolsa simboliza reconhecimento, mas também é um estímulo ao trabalho e à responsabilidade de contribuir com a pesquisa científica cearense e brasileira. É grande a satisfação de ser um dos mais novos bolsistas PQ da universidade, mas também por saber que a Uece valoriza a pesquisa acadêmica”, diz o professor do Colegiado e do Programa de Pós-Graduação em Geografia e coordenador do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização (LETUr/Propgeo/Uece), contemplado com a bolsa, Edilson Alves Pereira Júnior.

Os critérios adotados para a seleção dos pesquisadores foram o mérito científico de um projeto de pesquisa submetido ao CNPq; a relevância, originalidade e repercussão de sua produção científica; a sua contribuição na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação; e a sua participação em atividades de gestão científica e acadêmica.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Meyre Silva Araújo, “ter um número crescente de bolsista de produtividade na Uece atesta o quanto estamos sendo eficientes na pesquisa e mostra a Uece como um lugar de pesquisa de excelência. Destaco que a excelência passa também por outros tantos pesquisadores que, mesmo não sendo bolsistas de produtividade, desenvolvem grandes e reconhecidas investigações em suas respectivas áreas. A PROPGPq, na verdade, se orgulha do que se produz na Uece e junto aos programas e cursos de pós-graduação envida esforços para que este cenário  melhore a cada ano”.

Além dos cinco professores contemplados em 2017, a Uece possui 27 outros pesquisadores com Bolsas de Produtividade, nas mais variadas áreas, como Saúde Pública, Oceanografia Geológica, Turismo e outras.

No período de vigência de suas respectivas bolsas, os docentes poderão se dedicar aos seus projetos de pesquisa e contribuir também com a formação de pesquisadores de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e assim divulgar a excelência da pesquisa que é produzida na Universidade Estadual do Ceará.

Veja lista completa dos docentes da Uece que possuem a bolsa