Docente da Uece participa de curso sobre produtos naturais no tratamento da malária

31 de maio de 2016 - 12:31

Professora de Fisiologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Andrelina Noronha Coelho de Souza, está participando do Curso Teórico Prático sobre o possível papel de produtos naturais no tratamento da malária, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A participação da pesquisadora se deu por meio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos Científicos (PEC), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O curso visa estreitar a colaboração entre o grupo de pesquisa em produtos naturais do semiárido nordestino e renomados pesquisadores em malária, na UFRJ e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), buscando a criação de um grupo de pesquisa em estudos de malária, intitulado Rede de Estudo de Produtos Naturais na Terapia Anti-malária, liderado pela professora doutora Ana Acácia Pinheiro Caruso Neves, coordenadora do Laboratório de Imunologia e Bioquímica de Doenças Parasitárias (IBCCF/UFRJ).

“O curso contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas de produtos naturais com atividade anti-malária. Eu já trabalho com produtos naturais há vários anos, porém não do ponto de vista de atividade anti-malária”, comenta a pesquisadora, que participará de debates e discussões de resultados relevantes e de possíveis avanços na área.

Fonte: Funcap