Docente da Uece debate Educação em Segurança Pública na Unicamp

19 de setembro de 2019 - 17:35

Com o tema “Educação em Segurança Pública: conhecer agindo” o Fórum Permanente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP) realiza nesta sexta-feira, 20, no Centro de Eventos da Unicamp, no horário das 9h às 17h, mais uma edição deste importante encontro. O evento é coordenado pela professora Susana Durão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Secretaria de Vivência dos Campi da UNICAMP e organizado pela professora Dra. Maria Glaucíria Mota Brasil – Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O Fórum busca responder à necessidade de melhorar e elevar o ensino para os profissionais na área da segurança pública que nas últimas duas décadas vimos florescer uma área de ensino acadêmico multidisciplinar. Isso obrigou os acadêmicos, sobretudo os cientistas sociais, a refletirem sobre o que fazem quando atuam neste tipo de formação. O Fórum Educação em Segurança Pública: Conhecer Agindo faz um balanço do que foi alcançado, do que falhou e do que falta fazer. Procurando alcançar representatividade regional, convidou alguns dos principais especialistas de diferentes estados do Brasil que têm se dedicado a pensar a educação acadêmica policial.

Com esse objetivo a organização do Fórum lança as seguintes perguntas: De que modo pudemos e poderemos contribuir para o aprimoramento da atuação dos profissionais da segurança pública? De que modo eles podem se beneficiar de uma reflexão e conhecimentos mais amplos para os apoiar em seu trabalho? De que modo agregam os conhecimentos acadêmicos ao seu saber-prático? Como podem elevar, de modo consciente e sem perda de identidade, sua atividade profissional de uso limitado, controlado e, quando necessário, progressivo, da força? E, também, o que os acadêmicos, em geral, e os cientistas sociais em particular, têm a aprender com os profissionais da segurança pública?

9h30 – Mesa 1: Recebendo os Policiais na Universidade: Balanço da Experiência (relato de experiências)

Moderador e Debater: Susana Durão – Professora da UNICAMP
Maria Glaucíria Mota Brasil – Professora Universidade Estadual do Ceará
Jacqueline Muniz – Professora Federal Fluminense

Haydeé Caruso – Professora Universidade de Brasília

11h – Debate – Mesa 1

14h – Mesa 2 – Recebendo os Universitários nas Polícias: Perpectivas e Inovações:

Moderador e Debatedor: Maria Glaucíria Mota Brasil – Universidade Estadual do Ceará e Sérgio Roberto de Abreu – Coronel PM Rio Grande do Sul e Professor Universidade Luterana do Brasil.

Debate: Rafael Alcadipani da Silveira – Professor Fundação Getúlio Vargas e Adilson Paes Souza – Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo.

16h30 – Palavras de Encerramento: Susana Durão e Maria Glaucíria Mota Brasil.
17h – Encerramento