Docente da Uece debate Ciência e Meio Ambiente em série de lives no Instagram

7 de agosto de 2020 - 17:06

Com o intuito de defender que pautas relacionadas à Ciência e ao Meio Ambiente devem ser centrais nas discussões políticas, o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e biólogo Hugo Fernandes criou a série “Live do Hugo – Política Baseada em Evidências”, no Instagram.

“Uma vez que Ciência e Meio Ambiente são pautas consideradas exóticas no debate público, nosso principal objetivo é mostrar que elas precisam ser pautas centrais na política brasileira, assim como é a Economia, a Segurança, a Saúde e a Educação. Elas devem ser colocadas como pautas prioritárias”, destaca Hugo Fernandes.

O docente ressalta também a importância desses debates, considerando que as demais áreas, muitas vezes, devem depender das dessas pautas. “A Economia precisa partir da análise ambiental e não o contrário, a Saúde precisa partir da análise do investimento em Ciência”.

Para isso, professor Hugo convida políticos, de diferentes visões, gestões e partidos, em busca de um diálogo sobre os temas. Na série, o biólogo já conversou com o ex-ministro do Meio Ambiente e deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Carlos Minc; com o ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Telecomunicações do governo Temer e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A próxima live será segunda-feira, dia 10 de agosto, às 19h, com o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Ricardo Galvão.