Docente da Faec organiza livro sobre correlação entre temas filosóficos e crises políticas

4 de outubro de 2021 - 15:33 # # # # #

 

“Τύραννος: contribuições filosóficas para a compreensão do horizonte político contemporâneo” é o título do novo livro organizado pelo professor da Faculdade de Educação de Cratéus (Faec/Uece), Vicente Brazil, e publicado pela editora EdUECE.

O livro é resultado do evento homônimo, coordenado pelo docente, em março do corrente ano, que visou discutir os dilemas e desafios da atual conjuntura político-social. Dessa forma, a obra faz uma correlação de temas filosóficos e crises políticas contemporâneas.

Saiba mais sobre a obra:

Os múltiplos dilemas que as sociedades contemporâneas vivem estabeleceram novas modalidades de crises que exigem outras reflexões. Novas abordagens não implicam num abandono ingênuo da tradição em nome da adoção simplória de hipóteses surpreendentemente inéditas. A história do pensamento político tem muito a nos ensinar, assim, partindo da antiguidade clássica, atravessando o medievo e a modernidade, para enfim chegar no contemporâneo, esta obra pretende discutir as várias formas de resistência e sociabilidades possíveis para o novo mundo que se impõe a nós, de maneira tanto inevitável quanto invariável.

Os sofistas, Platão, Camus, Benjamim, Hegel, Marx, Nietzsche, dentre outros, serão os pensadores com quem as autoras e os autores deste livro dialogarão com a finalidade de apresentar conceitos, hipóteses, chaves-de-leitura e assim introduzir os leitores desta obra ao conhecimento de formas alternativas de trato da politicidade e de enfrentamento aos abusos totalitários, às violências ditatoriais, aos personalismos de líderes com inclinações tirânicas.

Polarização social, limites da liberdade de expressão, politização e instrumentalização das redes sociais, dentre outras questões, são as temáticas incomuns que povoam a filosofia contemporânea. Dentre as várias possibilidades de acesso a essas questões, optou-se por utilizar na presente obra a figura do tirano, a qual desdobra-se no curso da história como várias outras imagens: o déspota antigo, o suserano medieval, o rei absolutista moderno, o ditador militar contemporâneo.

Clique aqui para ter acesso gratuito ao livro