Dizem que a Literatura inventa coisas

16 de julho de 2014 - 14:01

alt

“Dizem que a Literatura inventa coisas”. Este é o tema do I Colóquio sobre Literatura Cearense da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que será realizado no período de 23 a 24 de setembro. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site do evento.

O colóquio nasce num dos momentos mais importantes para o debate que é protagonizado pela supervalorização do cientificismo, a subestimação dos alcances de estudos literários e a dificuldade de mantermos os olhos voltados, também, para a nossa própria Literatura.

Como cenário do evento, a UECE constitui uma das principais motivações para sua realização. É necessário, considerando o caráter histórico da UECE, que não falte espaço para o estudo e debate dos clássicos da Literatura Cearense assim como para a promoção e o reconhecimento de novos escritores.

A fim de pôr em pauta os três âmbitos – Literatura Cearense, a Literatura na UECE e a relação entre clássicos e novos escritores -, aproveitou-se o ano do centenário de Moreira Campos para a exaltação de um dos fatores que distanciam, positivamente, a Literatura do cientificismo absoluto: a expressividade.

Com o tema “Dizem que a Literatura inventa coisas”, jogou-se com o título de uma das obras mais marcantes na biografia de Moreia Campos, “Dizem que os cães veem coisas”. Esse jogo vai ao encontro do ensejo de unificar os três âmbitos temáticos citados convocando os participantes a refletirem: a Literatura inventa ou retrata? Até que ponto a produção literária de um escritor age como registro histórico?

Dentre os tantos efeitos que o evento pode causar mesmo antes de sua realização, destacam-se alguns:

Apresentar e discutir a contribuição e a relevância de Moreira Campos e sua produção literária no âmbito acadêmico e na Literatura Cearense.

Refletir sobre os meios possíveis de tornar a Literatura um campo de estudo tão visível e valorizado como têm se tornado áreas do conhecimento que prezam pelo cientificismo absoluto.

Promover a abertura de mais espaços de diálogo, estudo e a divulgação voltados não só para a Literatura, como também para a Literatura Cearense, dentro e fora da Universidade Estadual do Ceará.

Discutir o status curricular que a Literatura e a Literatura Cearense ocupam, hoje em dia, dentro do Curso de Letras da UECE.

Possibilitar um espaço para que estudantes dedicados a estudos literários possam apresentar seus trabalhos com devida avaliação de comissão seleta.

Mais informações e inscrições no site do I Colóquio sobre Literatura Cearense da Universidade Estadual do Ceará.