Ditadura Militar é tema de debates e de podcast em projeto de extensão da Uece

1 de setembro de 2020 - 15:14

Imagem produzida antes da pandemia

O podcast está disponível no canal do YouTube Fontes Históricas da Ditadura

O projeto de extensão Fontes Históricas da Ditadura nas Escolas Públicas do Sertão Central Cearense, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), se mantem atuante durante o período da pandemia. A ditadura militar vem sendo debatida por meio de plataformas da internet e da realização de podcast, mobilizando estudantes de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), unidade da Uece em Quixadá.

O projeto de extensão existe desde 2018, orientado pelo professor do curso de História, Edmilson Alves Maia Junior e, mesmo com as dificuldades ocasionadas pelo distanciamento social, vem dando prosseguimento as suas atividades de maneira remota. De acordo com o coordenador do projeto, as atividades nesse formato estão sendo realizadas desde abril de 2020, discutindo dissertações referentes a temática por meio do Google Meet e produzindo podcast sobre temas da ditadura.

Entre os trabalhos apresentados, já passaram pelo projeto entre abril e agosto os seguintes: “Os jornais em marcha e as marchas da vitória nos jornais: a imprensa e o golpe civil militar no Ceará (1961-1964)”, pesquisa de Jucélio Regis da Costa, “As práticas políticas do ‘Movimento dos sargentos’ na base aérea de Fortaleza (1962-2002)”, do autor Flávio da Conceição, e mais recentemente, nos dias 4 e 17 de agosto, a dissertação de Enilce Lima Cavalcante de Souza, intitulada: “Campo e palavras: dimensões da questão agrária no Ceará, 1954-1964”.

As próximas discussões, sempre às 14h e abertas ao público serão: dia 01/09 – “O sertão e ditadura: histórias e memórias sobre o golpe de 1964 em Quixadá-CE”, de Danilo Viera Coelho; dia 16/09 – “Além das armas: guerrilheiros de esquerda no Ceará, durante a ditadura militar”, de José Airton de Farias. Para fechar a programação de agosto, o projeto traz no dia 30/09 o trabalho de Thiago de Sales Silva, “Espetáculo inconveniente para qualquer horário: a censura e a recepção das telenovelas na ditadura militar brasileira (1970-1980)”.

Além dos debates de objetos historiográficos sobre a ditadura, em meio à crise sanitária, o grupo buscou outros meios de ampliar o alcance de suas reflexões em torno dessa temática. Para tanto, criou um podcast Fontes Históricas da Ditadura, no Youtube e em outras plataformas digitais específicas. O podcast já possui dois episódios gravados e postados para o público, sendo o primeiro um programa de apresentação do projeto e de seus integrantes. Já o segundo episódio discute sobre “Lirismo, utopia e crítica nas canções de Chico Buarque, produzidas durante a ditadura de 1964”. O próximo episódio a ser lançado, ainda em agosto, será: “1945-1964 – Uma (in)tensa experiência democrática”.

A novidade do projeto de extensão, ainda para este ano, será um trabalho com as escolas. Nessa fase, o podcast será produzido em parceria com professores da rede pública de cidades do Sertão Central. Essa fase já está sendo construída, pois os docentes já receberam o projeto nas escolas onde ensinam. O objetivo da série de episódios com as escolas é avaliar como o projeto se deu e como contribuiu para o ensino dos discentes, além do essencial debate sobre o tema da ditadura e suas relações com as dinâmicas e possibilidades da cultura escolar. O primeiro episódio dessa serie está em fase de produção se será com profissionais dos municípios de Senador Pompeu, Milhã e Pedra Branca. Segundo o professor Edmilson Alves, a série com os professores das escolas públicas será uma forma de homenagear os docentes no mês de outubro.