Distribuição de bolsas estudantis do Cadastro FECOP/FUNECE para 2019

20 de março de 2019 - 16:24 # #

No processo de cadastramento dos estudante aptos a receberem bolsas pagas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza–FECOP, denominado de CadFecop (Chamada Pública 84/2018), foram aprovados 2.315 estudantes (Gráfico 01). Desses, 924 foram aprovados para a fase de entrevistas (Gráfico 01), por comprovarem situação socioeconômica de baixa renda, conforme disposições da Constituição Estadual acerca do conceito de pobreza, na forma de sua comprovação (Art. 3º da Lei Nº 14.859 de 28/12/2010 – DOE de 06/01/2011).

Os aprovados no CadFecop estão aptos a receber bolsas em um dos programas ofertados pelas pró-reitorias da UECE, por indicação, nos programas de Extensão (BEXT) e de Iniciação Artística (IA) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), nos programas de Monitoria (PROMAC) e de Educação Tutorial (PET) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e nos programas de Iniciação Científica (IC) e de Competição Acadêmica (PCA) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), bem como por classificação de renda no Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária (PBEPU) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE).

Do total de aprovados no CadFecop e aptos a serem bolsistas 47% são dos campi da capital (1.094), com aproximadamente 31% que apresentaram renda zero (341). Nas unidades do interior tem-se percentuais próximos dos 30%, exceto na FACEDI (21%) e no CECITEC (43%), mostrados nos Gráficos 02 e 03.

Gráfico 01 – Estudantes cadastrados, entrevistados, aprovados e que apresentaram renda zero

Gráficos 02 e 03 – Percentual dos estudantes aprovados e aprovados com renda zero por unidade

Ressalta-se que, em 2019, o número de estudantes aprovados no CadFecop que apresentaram renda per capita familiar zero cresceu aproximadamente 82% (670 estudantes) em relação a 2018, correspondendo a 29% do total de aprovados. Em outra análise, do total, 64% são novatos nos programas de bolsas ofertados pela UECE e pagos com recursos financeiros do FECOP (Gráficos 04 e 05) e 31 % apresentaram cadastros no Bolsa Família.

Gráficos 04 e 05 – Total dos estudantes aprovados com renda zero (2018 e 2019) e outros

Em 2019 serão investidos inicialmente R$ 5,65 Milhões do FECOP em pagamento das bolsas na UECE, mesmo quantitativo de 2018 com um acréscimo em relação a 2017 de R$ 653.589,78, proporcionando a oferta inicial de 1.229 bolsas. A distribuição das bolsas por pró-reitoria (Gráfico 06) e em particular do PBEPU/PRAE por unidade são mostradas a seguir (Gráfico 07). Do total 532 bolsas do PBEU/PRAE foram distribuídas na UECE, 261 bolsas (49%) nos campi Itaperi e Fátima, e 271 bolsas (51%) nas seis unidades do interior e UAB.

Gráficos 06 e 07 – Distribuição percentual das bolsas por Pró-Reitoria, programa de bolsas e unidades

O processo de seleção do PBEPU/PRAE (Chamada Pública 14/2019) assumiu todos os estudantes aprovados no CadFecop como inscritos e assim realizou a ordenação da renda familiar per capita para obter como resultado a lista de classificados e classificáveis.

Em todas as unidades da UECE o número de estudantes com renda familiar per capita zero (aprovados no CadFecop) inscritos para concorrer as bolsas do PBEPU/PRAE foi maior do que o número de bolsas ofertadas em 2019 (Gráfico 08), que se manteve conforme a oferta de bolsas dos anos anteriores.

Esse fato fez com que o sistema eletrônico de gerenciamento das bolsas agrupasse em ordem alfabética por curso de graduação, em todas as unidades, inicialmente os estudantes com renda familiar per capita zero (classificados e classificáveis) e depois os estudantes classificáveis com renda familiar per capita diferente de zero.

Após a análise das indicações dos outros programas de bolsas da UECE (BEXT, IA, PROMAC, PET, IC e PCA) e negociação de cota extra (atendida) com a FUNCAP (Gestora das bolsas FECOP), conseguiremos lotar nas bolsas todos os estudantes que apresentaram renda familiar per capita zero (aprovados no CadFecop) classificados e classificáveis no PBEPU/PRAE 2019.

Gráfico 08 – Estudantes aprovados com renda zero, distribuição e necessidade de bolsas por unidade

A distribuição percentual dos bolsistas do PBEPU/PRAE em 2019 por curso de graduação nos campi da Capital: Itaperi e Fátima (Gráfico 09), mostra que o maior número bolsistas é do curso de Filosofia (14%), seguido do curso de Geografia com 35 bolsas (10%) e de Serviço Social (9%).

Gráfico 09 – Percentual da distribuição de bolsas FECOP por curso de graduação na Capital

Por fim, informa-se que a distribuição percentual das bolsas por curso de graduação e outras estatísticas para todas as unidades da UECE serão publicadas em breve no relatório final do CadFecop e do PBEPU/PRAE 2019, após os ajustes necessários nas lotações dos bolsistas visando contemplar, inicialmente, todos os estudantes classificados e classificáveis que apresentaram renda familiar per capita zero, aprovados no CadFecop e as seguintes possíveis listas convocatórias de estudantes classificáveis com renda familiar per capita diferente de zero, aprovados no CadFecop.

Veja o Relatório original.