Dissertação de Mestrado da UECE serve de ferramenta para SEFAZ

24 de março de 2009 - 08:40 #

“Integração dos Modelos de Otimização e Administração de Fluxos Financeiros de Caixa” é o título da primeira dissertação do Curso de Mestrado em Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que foi apresentada no último dia 18, pelo aluno Carlos Cidade do Nascimento. Um grande número de professores, alunos e convidados estiveram presentes a esta defesa, cuja banca, composta pelos Professores PhD. Jose Raimundo Carvalho do CAEN/UFC, Dr. Francisco Gêvane Muniz do CEFET, Dr. Antonio Clecio Thomaz (orientador) UECE, Dr. Jackson Sávio de Vasconcelos da UECE, Renato Craveiro de Souza da UECE e Mestre em economia UFC, Jurandir Gurgel Gondim coordenador da COTES Controladoria do Tesouro Estadual da SEFAZ.

A metodologia científica apresentada se deu através de inovadores modelos matemáticos de grande porte tendo como aplicação principal a geração de uma ferramenta desenvolvida em JAVA de apoio à decisão para gestão das finanças públicas do Estado através da SEFAZ. Segundo o Dr. Jurandir Gondim, esta ferramenta já está sendo devidamente testada e posta em prática na SEFAZ com possibilidades reais de se projetar este sistema para todas as secretarias de fazenda do Brasil. Para isto, este Fluxo de Caixa Otimizado aqui desenvolvido será tema do próximo congresso da CONFAZ Confederação das Secretarias de Fazenda a se realizar em Salvador.

O Professor Clécio Thomaz, orientador do trabalho, ressalta que este produto é fruto de uma intensa pesquisa científica na área de Otimização combinatória multicritério eminentemente aplicada (testado a todo momento), que vem se desenvolvendo há mais de um ano na UECE em parceria com a SEFAZ vai contribuir para os processos decisórios na área de gestão financeira não só no setor público como  principalmente no setor privado que infelizmente praticam suas decisões sobre fluxos de caixa baseados em planilhas eletrônicas que se resumem em somatórios de receitas menos somatórios de despesas como sinalizador do saldo de caixa.

Como o Fluxo de Caixa se constitui na atividade vital de qualquer empresa, faz-se necessário que o mesmo seja tratado à luz de complexos e eficientes modelos de programação matemática de grande porte (lineares ou não lineares, determinísticos ou estocásticos) onde se posa realizar simulações sobre cenários alternativos sobre as práticas de controle dos seus saldos de caixa com maior segurança e eficácia. Acrescenta ainda o Prof. Clecio Thomaz: infelizmente as nossas decisões em quase todos os níveis gerenciais, administrativos, operacionais, etc. ainda são tomadas de forma empírica, sem que se entenda o real significado da otimização (racionalização através de modelos matemáticos) no processo decisório, mormente as grandes crises que vivenciamos.   Infelizmente, este paradigma reside devido ao baixo aculturamento científico da maioria dos nossos tomadores de decisão onde o “queixo” prevalece como forma  mais fácil de convencimento. A decisão que não emana de um modelo matemático não passa de um mero arranjo.

Afirma o Prof. Dr. Renato Craveiro de Souza que vários outros projetos concluídos e/ou em andamento, nesta mesma linha, estão sendo desenvolvidos na UECE a exemplo do Projeto CAGECE: Otimização do cálculo de tarifas de água e esgotos; o Projeto ADECE-Transnordestina: Otimização de Loacalização de Multimodais de Cargas e Passageiros ao longo do traçado da Ferrovia Transnordestina no estado do Ceará; Projeto SEBRAE para alocação de Escritórios Regionais no Ceará com menor custo, projeto DETRAN de minimização dos custos de transportes de funcionários; Projeto de otimização com a empresa Fotosensores para redução dos tempos de atendimentos em ocorrências de urgência/emergência em centros urbanos; Projeto de despacho otimizado de equipes de campo da Empresa RM-Engenharia; Otimização da Viabilidade Econômica de Empreendimentos Imobiliários da MAGIS-MRV em Fortaleza, etc. que em muito contribuirão para desenvolvimento de novas pesquisas aplicadas junto ao Mestrado Acadêmico da UECE.

Segundo o Reitor Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, a Universidade Estadual do Ceará se sente imensamente satisfeita com os resultados advindos do grupo de Ciência da Computação em poder vivenciar na prática o binômio que tanto o nosso saudoso Reitor Martins Filho apregoava: “O Universal pelo Regional”. Assim, a UECE contribui para com o nosso governo no zelo das decisões sobre a gestão do dinheiro público do nosso Estado. Congratulo-me com este setor da Computação da UECE que faz acontecer aquilo que o poder público  está clamando: resultados práticos.